Cenário foi motivado pela China, que reduziu as importações. A explicação para o menor volume de compras é que os estoques para o feriado do Ano Novo Chinês, já podem ter sido abastecidos.

Mato Grosso negociou, em novembro, cerca de 50 mil toneladas de carne bovina, equivalente a carcaça, medida que padroniza a pesagem da carne. Esse índice é 12,9% maior do que no mês anterior. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior.

Em relação ao valor médio da tonelada exportada, novembro ficou em US$ 3.460,50 por tonelada, ou seja, uma queda de 12,48% se comparado a novembro de 2022.

Um cenário foi motivado pela China, que foi o destino de 51,81% dos embarques de carne de Mato Grosso. O país asiático reduziu 24,33% as importações do estado em relação a outubro.

A explicação para o menor volume de compras pelos chineses é que os estoques para o feriado do Ano Novo Chinês, período em que aumenta o consumo de carne, já podem ter sido abastecidos.

Por outro lado, apesar da queda, o ano de 2023 deve fechar como o segundo melhor ano para o volume exportado, mesmo com a redução no preço médio da tonelada.

O valor do arroba do boi gordo no estado, para negócios à vista , está com a média de preço de R$ 204,39.

Via | G1 Foto | Ministério da Agricultura

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)