O Instituto de Defesa Agropecuária Estadual de Mato Grosso (Indea) abriu investigação nesta sexta-feira (05.12) para identificar a causa de milhares de abelhas na cidade de Sinop (503 km de Cuiabá).

Nesta manhã dois servidores da autarquia no município foram até uma propriedade rural onde foram registradas as mortes das polinizadoras, para coletar amostras das oito caixas de colmeia, insetos mortos e observar o comportamento das abelhas doentes.

De acordo com a médica veterinária e uma das responsáveis pelo ‘Programa de Sanidade Apícola do Indea’, Érika Gleice Menezes Nascimento, a investigação no local procurou esclarecer se os animais polinizadores apresentam algum indício de danos provocados por intoxicação, possível infecção por bactérias, fungos ou vírus. “Pelo que pudemos observar é que há fortes indícios de que as abelhas tenham sido intoxicadas por agrotóxicos”, explica a servidora.

O material coletado será enviado ao Instituto Biológico, que é um centro de pesquisa do governo de São Paulo, referência nacional na área de pesquisa agrícola. O resultado deve sair em até um mês, segundo estimativa.

Amanhã (02.12) a equipe irá se deslocar até a cidade de Guarantã do Norte, onde novo caso de mortandade de abelhas foi registrado junto ao Indea. 

Via | Assessoria Fotos | Divulgaçao

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)