Programa gratuito é baseado em 4 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para impulsionar o crescimento de microempreendedores

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) realizou na última quarta-feira (29) a formatura de mais uma turma do programa ‘Chamada de Impacto’, no município de Jangada. Ao todo, 25 empreendedores receberam certificado em uma noite repleta de celebração pelo resultado da conclusão das capacitações. O programa desenvolvido pelo Impact Hub busca apoiar empreendedores por meio de capacitações que são desenvolvidas durante 12 semanas.

As ações do programa são baseadas em 4 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): Erradicação da pobreza; Educação de qualidade; Emprego digno e crescimento econômico e Redução das desigualdades. 

Desenvolvido para impulsionar o crescimento dos microempreendedores individuais e proprietários de pequenos negócios, o foco é preparar os participantes para atuarem com mais competitividade no mercado. A gestora do Chamada de Impacto, Mireila Arruda, explica que ações de apoio aos empreendedores do interior do estado são fundamentais para o desenvolvimento da economia local. 

“Para muitos desses empreendedores foi a primeira vez que eles receberam um certificado de conclusão de curso. Nós vemos que realmente estamos conseguindo impactar a vida desses empreendedores locais por meio das capacitações oferecidas pelo Sebrae/MT”, afirma.

Os participantes receberam capacitações sobre gestão, finanças, marketing e vendas durante os três meses de curso, e na última sexta-feira (24), realizaram a ‘Feira de Negócios’ de encerramento do programa para colocar em prática todo o conhecimento compartilhado durante os encontros. 

“A feira foi um marco para os participantes e foi realizada pouco antes da formatura. Os empreendedores conseguiram movimentar quase R$ 7 mil de vendas. A feira lotou, reuniu muita gente e gerou conexões. Além de capacitar, existe também essa visibilidade com a população do município, então é um retorno muito grande, um impacto bem relevante”, disse a gestora.

Métodos eficazes 

A metodologia trabalhada nos encontros busca gerar capacitação empreendedora, trocas em grupos e rede de apoio, além de conexão com o mercado. 

Para Mireila Arruda, a formatura representa uma nova etapa para os empreendedores de Jangada. “Foi muito emocionante ver o brilho nos olhos de cada um, ver como a nossa atuação consegue impactar e transformar a vida dessas pessoas e levar realmente um fomento ao empreendedorismo no município. A gente conseguiu atingir novos empreendedores e empresários que já empreendem há muito tempo e são estabelecidos na cidade. Eles conseguiram ver novas formas de atuação, aprender novos meios e conseguimos impactar de forma positiva a gestão do negócio desses empresários”, finalizou.

Via | Assessoria Sebrae-MT Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)