• 65% dos estudantes brasileiros afirmam ter sentido ansiedade diariamente, a segunda maior porcentagem entre os países pesquisados, depois dos Estados Unidos (68%) é o que aponta pesquisa encomendada pela Chegg.org;
  • 59% dos estudantes brasileiros dizem não dormir o suficiente, enquanto 47% afirmam não conseguir praticar hábitos saudáveis;

A Chegg.org, o braço sem fins lucrativos da empresa de tecnologia educacional Chegg, lançou na última quinta-feira, 16, a nova edição da Pesquisa Global de Estudantes 2023 (Global Student Survey 2023) – a pesquisa mais abrangente e atualizada sobre a vida, esperanças e preocupações de estudantes universitários em 15 países, à medida que entram na era da IA.

Quase dois terços (65%) dos estudantes brasileiros afirmam ter sentido ansiedade diariamente, a segunda maior porcentagem entre todos os países pesquisados, depois dos Estados Unidos (68%). A maioria (59%) diz não dormir o suficiente, enquanto quase metade (47%) afirma não conseguir praticar hábitos saudáveis. Além disso, cerca de um terço (34%) relata dificuldade em conhecer novas pessoas e fazer amigos.

Estes resultados são baseados em uma pesquisa de opinião aprofundada conduzida pela Yonder Consulting com mais de 11 mil estudantes universitários de 18 a 21 anos em 15 países, incluindo 1.010 estudantes no Brasil. Esta terceira edição da Pesquisa Global de Estudantes da Chegg.org é a pesquisa mais abrangente e atualizada sobre estudantes universitários em todo o mundo, à medida que entram na era da Inteligência Artificial – IA. Entre as perguntas com aspectos mais pessoais como sua saúde, bem-estar e atitudes sociais, nesta pesquisa também foram abordadas a opinião dos estudantes sobre a aprendizagem na era da IA, habilidades e carreiras. A Chegg.org lançou a primeira edição de sua Pesquisa Global de Estudantes em 2021, durante os bloqueios da COVID, e, desde então, conduz uma pesquisa a cada ano. A primeira pesquisa foi publicada em fevereiro de 2021, e a segunda em abril de 2022.

“Nossa Pesquisa Global de Estudantes mostra que estudantes ao redor do mundo estão estressados, têm falta de sono e têm dificuldade em fazer novos amigos. Há uma necessidade urgente de um suporte robusto à saúde mental, para que os aprendizes possam aproveitar ao máximo sua educação e enfrentar o futuro com confiança”, disse Heather Hatlo Porter, chefe da Chegg.org e diretora de Comunicações da Chegg, Inc.

Esta pesquisa mostra que 52% dos estudantes brasileiros usaram inteligência artificial generativa (GenAI) para ajudar em seus estudos. No entanto, enquanto os estudantes brasileiros parecem ver o GenAI como uma ferramenta útil de apoio ao aprendizado, eles ainda veem espaço para melhorias, com 46% de todos os estudantes brasileiros pesquisados pedindo a participação de especialistas humanos na geração de respostas. Além disso, dos 52% que disseram ter usado o GenAI em seus estudos, 48% estão preocupados em receber informações incorretas ou imprecisas.

“Embora os estudantes estejam começando a adotar o GenAI para apoiar seu aprendizado, está claro que eles veem espaço para melhorias. Os estudantes querem ferramentas de aprendizado com GenAI que forneçam suporte de estudo preciso e confiável. Crucialmente, de acordo com nossa pesquisa, uma prioridade principal para melhorar a tecnologia entre todos os entrevistados no Brasil foi a participação de especialistas humanos. Uma análise de nossa pesquisa interna descobriu que os estudantes estão usando principalmente o GenAI para tarefas de escrita e ainda não estão aproveitando totalmente a tecnologia para disciplinas STEM”, acrescentou Porter.

“Ao elevar as vozes dos estudantes e ouvir suas preocupações, podemos obter insights profundos sobre como apoiá-los. Crucialmente, ao entrarmos nesta nova era da IA, entenderemos melhor como aproveitar todo o potencial dessa tecnologia, permitindo que os estudantes aprendam da maneira que desejam, o que desejam, quando desejam e no formato preferido deles – o que, em última análise, os ajudará em sua jornada de aprendizado ao longo da vida.”

Entre os 52% dos estudantes brasileiros que afirmam ter usado GenAI em seus estudos, a principal emoção que sentem ao usar o GenAI é a curiosidade: 56% disseram sentir principalmente curiosidade. Além disso, dos estudantes brasileiros que disseram usar o GenAI em seus estudos, 32% afirmaram inserir uma pergunta nas ferramentas do GenAI uma vez ou mais por dia.

Entre os estudantes brasileiros pesquisados que usaram o GenAI em seus estudos, 53% dizem que isso os ajuda a aprender mais rápido, e 45% dizem que isso libera mais tempo para eles.

Mais de dois terços (68%) de todos os estudantes brasileiros pesquisados dizem que, diante da disponibilidade de ferramentas gratuitas de GenAI, as faculdades/universidades devem mudar a maneira como avaliam os alunos, acima da média global de 65%. Dentre esse grupo, 53% dizem que deveria haver uma orientação melhor sobre o uso aceitável de ferramentas de GenAI em avaliações, e 43% dizem que deveria haver mais avaliações baseadas em trabalhos.

Os estudantes também estão avaliando como a IA pode afetar suas futuras carreiras. Menos de um quarto (22%) acredita que seu diploma será menos ou não útil em um ambiente de trabalho assistido por IA, enquanto 37% acreditam que será mais útil. Talvez por isso, mais de dois terços (69%) dos estudantes brasileiros gostariam que seu currículo incluísse treinamento em ferramentas de IA relevantes para sua futura carreira.

A pesquisa também destaca o desejo dos estudantes por mensalidades mais baixas, com mais da metade (53%) dos estudantes brasileiros concordando que prefeririam que sua universidade oferecesse a opção de mais aprendizado online se isso significasse pagar mensalidades mais baixas. Apenas 11% discordaram fortemente disso. Isso também pode explicar por que mais da metade (58%) dos estudantes brasileiros dizem que, se fosse mais barato, prefeririam que seu diploma universitário levasse menos tempo para ser concluído.

Os resultados da pesquisa também mostram como os estudantes veem a contínua adaptação de seus professores às mudanças tecnológicas desde a COVID-19. Mais da metade (54%) dos estudantes brasileiros dizem que seus professores sabem como ensinar efetivamente online.

PRINCIPAIS RESULTADOS GLOBAIS

40% dos estudantes em todo o mundo afirmam ter usado GenAI em seus estudos universitários.

55% de todos os estudantes pesquisados globalmente afirmam que sua principal prioridade para melhorar o GenAI é ver a participação de especialistas humanos na geração de respostas. Ao mesmo tempo, uma das principais preocupações dos estudantes ao usar o GenAI na educação é receber informações incorretas ou imprecisas – escolhida por 47% dos 40% globalmente que afirmam ter usado GenAI em seus estudos universitários.

Dos 40% dos estudantes em todo o mundo que afirmam ter usado GenAI em seus estudos universitários, 50% afirmam inserir uma pergunta nas ferramentas do GenAI uma vez ou mais por dia – incluindo 18% que afirmam fazer isso seis ou mais vezes por dia.

Dos 40% dos estudantes em todo o mundo que afirmam ter usado GenAI em seus estudos universitários, 55% disseram que usaram a IA comumente para entender um conceito ou assunto, e 49% para pesquisar tarefas e projetos.

65% de todos os estudantes pesquisados em todo o mundo acreditam que, dada a disponibilidade de ferramentas gratuitas de GenAI, as universidades/faculdades devem mudar a maneira como avaliam os alunos.

65% dos estudantes em todo o mundo afirmam que gostariam que seu currículo incluísse treinamento em ferramentas de IA relevantes para sua futura carreira.

67% dos estudantes em todo o mundo afirmam que, se fosse mais barato, prefeririam que seu diploma universitário levasse menos tempo para ser concluído.

59% dos estudantes em todo o mundo afirmam ter experimentado falta de sono, 54% têm sentimentos diários de ansiedade e quase metade (46%) sofreu burnout acadêmico.

65% dos estudantes ao redor do mundo afirmam que se sentem otimistas atualmente, enquanto apenas 16% afirmam se sentir pessimistas.

71% dos estudantes globalmente concordam que seu país é um bom lugar para se viver.

Sobre a Chegg.org

A Chegg.org é o braço de impacto, defesa e pesquisa da Chegg, Inc.: abordando os problemas enfrentados pelo estudante moderno. Para obter mais informações, visite www.chegg.org

Sobre a Chegg:

Milhões de pessoas ao redor do mundo aprendem com a Chegg. Nossa missão é melhorar a aprendizagem e os resultados de aprendizagem colocando os estudantes em primeiro lugar. Apoiamos aprendizes ao longo da vida, começando com sua jornada acadêmica e se estendendo até suas carreiras. A plataforma Chegg oferece produtos e serviços para apoiar os aprendizes a entender melhor seus materiais acadêmicos e também fornece treinamento em habilidades de desenvolvimento pessoal e profissional, para ajudá-los a alcançar seus objetivos de aprendizagem. A Chegg é uma empresa de capital aberto sediada em Santa Clara, Califórnia, e negocia na NYSE sob o símbolo CHGG. Para obter mais informações, visite www.chegg.com.

Sobre a pesquisa:

A Chegg.org encomendou a empresa de pesquisa Yonder Consulting para conduzir a pesquisa. A Yonder Consulting entrevistou 11.816 estudantes universitários com idades entre 18 e 21 anos em 15 países entre 31 de julho e 16 de agosto de 2023. Os países incluídos na pesquisa são Austrália, Brasil, Canadá, Índia, Indonésia, Quênia, Malásia, México, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos. Os tamanhos das amostras variaram de 503 a 1.018 em cada país. Os resultados globais representam as descobertas combinadas dos 15 países estudados. A Yonder Consulting é membro do Conselho Britânico de Pesquisas e segue suas regras. Para obter mais detalhes, acesse www.yonderconsulting.com.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

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