A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, participou nesta segunda-feira (27) em Tangará da Serra,  do evento “Diálogos Multimodais”.

O encontro é uma realização da prefeitura de Tangará e da Agenda Regional Oeste (ARO), com a proposta de discutir as demandas de logísticas de transporte da macrorregião Oeste-Sudoeste de Mato Grosso, que conta com 38 municípios.

Com palestras e rodas de conversa o evento reúne representantes dos poderes públicos destas regiões, do governo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional.

Segundo o coordenador da ARO, engenheiro civil e especialista em logística Silvio Tupinambá, a reunião tem por objetivo elencar as demandas da região em logística de transportes, apresentar soluções e fazer os encaminhamentos. “A macrorregião Oeste-Sudoeste precisa se conectar não apenas com a capital, Cuiabá, mas também com os corredores de exportação através da intermodalidade, numa conexão entre os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário”, explica o especialista.

O engenheiro Adilson Reis,  integra a diretoria da ARO e também palestrou no encontro.
Para prefeita Eliene Liberato Dias, observou que Cáceres está em uma posição estratégica como um grande  corredor de exportação.

Ela citou que o município tem várias opções de transporte. “Estamos reformando o aeroporto municipal, Cáceres é banhada pelo rio Paraguai, onde a hidrovia pode ser uma saída estratégica, pelo município passam estradas federais e estaduais que ligam a região sudoeste com a oeste, são modais fundamentais, aqui só não temos a ferrovia, destacou a prefeita.

Eliene enalteceu que Cáceres é um polo agropecuário, com o maior rebanho bovino de Mato grosso,  um polo de educação, turismo e saúde, um centro de comércio e vive a expectativa eminente da ZPE, por isso  a necessidade destas discussões. “A ZPE é uma realidade, 94% das suas estruturas já estão edificadas. A região tem muitos produtos e Zona de Porcessamento e Exportação poderá absorver grande demanda. Esta reunião de diálogos  foi muito produtiva. Agradeço o prefeito Vander Masson e a ARO pela organização de uma pauta tão importante e necessária para esta macrorregião. Também enalteço a participação do senador Wellington Fagundes, colegas prefeitos, e representantes do governo e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que engrandeceram os debates”, reconheceu Eliene.

Via | Assessoria Fotos | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)