O Procon de Rondonópolis dá dicas para quem vai às compras nesta sexta-feira (24) aproveitar as promoções da black friday. Primeiro é necessário se planejar para que as compras realizadas na data caibam no orçamento. Melhor mesmo é comprar à vista. Se a compra for parcelada, o ideal é que haja uma pesquisa para verificar se o preço é o melhor mesmo e se as parcelas mensais cabem no seu bolso.

Antes de comprar, verifique o preço do produto fora da promoção e mensure se há mesmo a necessidade da compra nesta data. Se tiver mesmo necessidade do produto faça o negócio, mas cuidado com as compras por impulso. Estude preços, prazos, juros e analise se as condições são mesmo favoráveis.

Durante a pesquisa de preços, verifique se o preço está no produto e em caso de dúvida, pergunte ao vendedor. Se for comprar pela internet, consulte o preço do frete, alguns produtos podem conter descontos, mas o frete ou taxa de entrega podem acabar encarecendo o produto. Fique atento se houver alteração no preço quando o produto for para o carrinho de compra. Em caso de dúvida, refaça o processo. Acompanhe o passo a passo e certifique-se dos valores antes de passar o cartão, gerar pix ou boleto bancário.

Nas compras on-line, são necessários cuidados extras para não gerar arrependimento. Verifique a segurança do site, identifique se ele possui um ícone de cadeado fechado na barra de endereço, indicando que os seus dados estarão seguros. Na hora de fazer o pagamento, dê preferência ao cartão virtual temporário para transações únicas e proteção contra fraudes. 

Para ficar ainda mais seguro, verifique se o site encaminha e-mails, guarde todos os comprovantes gerados nas etapas da compra. O mesmo processo deve ocorrer com vendas promocionais presenciais. Guarde panfleto, propaganda e nota da compra.

Em casos de compras com garantias, analise o caso antes de contratar a garantia. Leia atentamente a proposta para entender corretamente o tipo de garantia ofertada: se legal, contratual ou estendida. 

Lembre-se que venda casada é crime. Denuncie a prática ao Procon. Não aceite produtos empurrados na sua compra.

Nos casos em que há apenas um item do produto, ou de não permissão para prova, analise bem o item e verifique se não há falhas ou defeitos. Prefira sempre os que possibilitam troca.

Desconfie de preços muito abaixo da média, pois podem indicar fraude, o que poderá gerar muita dor de cabeça no futuro. Diante de qualquer tipo de fraude ou de problemas de diferenças de preços no processo de compra, denuncie o problema ao Procon.

A black friday é uma data de promoção americana que há anos entrou também no mercado brasileiro. Muitas lojas aproveitam para colocar produtos de ponta de estoque à venda ou mesmo produtos com baixo custo para atrair, conquistar e fidelizar consumidores. O momento é ideal para bons negócios para lojistas e consumidores. 

“É necessário que os consumidores estejam atentos aos preços, comparem o antes e o depois, verifiquem a necessidade da compra e a política de troca do produto. Em caso de compra pela internet, também é necessário verificar a autenticidade do site, evitando fraude e problemas futuros”, desta a coordenadora do Procon de Rondonópolis, Luana Soares.

Via | Patricia Casali Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)