Compartilhe!

“A  maioria dos pacientes que coloca as lentes de contato dental, precisa usar uma placa de proteção durante a noite para impedir possíveis danos, além de evitar dieta ácida”, explica Dr. José Todescan Júnior, especialista em Odontologia Estética

Muitas pessoas recorrem à lente de contato dental para ter um sorriso mais bonito, tal qual o das celebridades. De acordo com o Dr. José Todescan Júnior, especialista em Prótese Dental, odontopediatria e endodontia, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, da IFED (International Federation Esthetic Dentistry) e da Associação Brasileira de Odontologia Estética, a colocação é permanente e a troca deve acontecer somente quando existir uma necessidade, mas ainda sim pode trazer danos aos dentes. 

O dentista explica que “todo processo precisa ser muito bem detalhado para o paciente e também é importante verificar se existe alguma outra solução que possa agradá-lo. Por exemplo, se apenas a cor é o dilema, um clareamento pode solucionar, se a posição dos dentes incomoda é indicado um tratamento ortodôntico, se a forma dos dentes não deixa o paciente contente, fazemos acréscimos em resina que é muito mais conservador. Então as lentes de contato dental ou as facetas de porcelana são recomendadas apenas quando não tivermos mais de uma opção dessas que citei anteriormente”,  explica. 

Todescan também fala sobre os exames que são feitos para identificar se o paciente realmente precisa recorrer às lentes de contato dental. “É feito escaneamento de face, dentes, tomografias, montagem dos pacientes em articulador. Após a análise desses exames é dito ao paciente se, para o caso dele em específico, é indicado ou não as lentes de contato dental, uma vez que esse processo é irreversível”, informa. 

Estudos apontam índices de sucesso das lentes de contato dental feitas em porcelana, mesmo após 20 anos da colocação. Mas para durar bastante tempo, depende muito de quem cuida. “Se você compra um carro e não faz a manutenção preventiva e periódica, ele vai se deteriorando e isso não é culpa de quem fabricou o carro”, ilustra o especialista. 

Todescan, também pontua que é importante fazer um teste para verificar se o paciente realmente vai se identificar com as lentes de contato dental. “Antes que se faça qualquer tipo de intervenção no paciente, costumo fazer uma demonstração no computador de como ficaria e depois transfiro para boca do paciente de uma maneira reversível para que ele possa ver como vai ficar, após o tratamento com os elementos cerâmicos. Em algumas situações, o paciente pode ficar com algumas lentes de contato dental impressas provisóriamente aderidas ao dente para ver se ele gosta do formato durante 15 ou até 30 dias. Contudo, essa aplicação não é recomendada para todos os casos”, conta. 

O dentista também fala sobre a necessidade de proteger os dentes durante a noite com uma placa noturna para evitar desgaste. “A maioria dos pacientes que colocam lentes de contato dental, precisam usar essa proteção durante a noite, pois nunca se sabe quando esse paciente terá um evento de bruxismo ou não. E isso serve para proteger as lentes de contato dental e para proteger os dentes. Não são só as pessoas que usam lente de contato dental que usam essa placa para dormir”, destaca.

O especialista em prótese dentária lembra que a durabilidade do material dependerá dos hábitos do paciente. “Caso a pessoa tenha bruxismo, faça dieta ácida, esses fatores irão comprometer a longevidade dos restauradores e isso não depende do profissional que fez ou da técnica utilizada”, finaliza. 

Sobre José Todescan Júnior

Atuando com excelência na área de Odontologia há mais de 33 anos, José Todescan Júnior é especialista em Prótese Dental e Odontopediatria pela USP, endodontia e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, membro da IFED (International Federation Esthetic Dentistry) e membro da Associação Brasileira de Odontologia Estética.  Ele acredita que o profissional que se aperfeiçoa em diversas áreas pode escolher sempre o melhor para os pacientes.

Sobre a Clínica Todescan

Fundada pelo Dr. José Hildebrando Todescan, referência na área de odontologia no Brasil, há  mais de 70 anos a Clínica Todescan atende pacientes com toda dedicação e excelência. O trabalho  abrange praticamente todas as áreas da Odontologia, seja estética, curativa ou preventiva, sendo oferecidos tratamentos de alto nível científico, técnico e ético. Para mais informações, acesse o site ou pelas redes sociais.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Deixe o seu comentário!
(Visited 1 times, 1 visits today)