Pesquisas científicas apontam que alguns alimentos são aliados nos cuidados preventivos contra a doença.

A campanha Outubro Rosa, iniciada este mês, tem como propósito conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que o ano de 2023 termine com um total de 73.610 novos casos da doença no país.

Ainda segundo o Inca, o risco de óbito é de 66,54 casos a cada 100 mil pacientes com o diagnóstico. No entanto, esta realidade pode ser mudada quando a doença é descoberta em estágio inicial, o que aumenta as chances de cura. Por esse motivo, a conscientização para os exames de toque e mamografia são de extrema importância, não só no mês de outubro.

Estudos reforçam a importância de um estilo de vida saudável como forma de prevenção às doenças. A prática regular de atividades físicas, a alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais e as boas noites de sono são grandes aliadas para o bem-estar físico e emocional. O Ministério da Saúde também recomenda evitar o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas.

Importância da alimentação na prevenção do câncer de mama

A alimentação saudável é um fator de extrema importância para a manutenção do bom funcionamento do organismo, segundo o Ministério da Saúde. Mas ter uma dieta rica em nutrientes, frutas, verduras e sem o consumo de muitos alimentos ultraprocessados também pode oferecer benefícios contra o câncer de mama. 

Em entrevista concedida à imprensa, a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Patrícia de Moraes Pontilho, afirma que muitos estudos apontam que refeições saudáveis colaboram para manter as funções do organismo em perfeito funcionamento, evitando o aparecimento de doenças, como o câncer. 

O artigo científico sobre a influência da nutrição no câncer de mama, publicado pelas pesquisadoras da Faculdade Integrada Carajás, Alexia Nunes e Karina Martins, revela a relação entre a alimentação e a prevenção da doença. O estudo mostra que, com um organismo bem nutrido, o sistema imunológico consegue detectar as células defeituosas e eliminá-las antes que possam se multiplicar e formar tumores. 

Outro dado do Inca corrobora com a relação entre nutrição e prevenção da doença. Segundo o Instituto, 13% dos casos de câncer de mama diagnosticados no Brasil, em 2020, poderiam ter sido evitados com a redução dos fatores de riscos relacionados ao estilo de vida, como a alimentação. 

Dicas nutricionais 

Há diferentes estudos que relacionam o consumo de alguns alimentos com a prevenção do câncer de mama. No documento “Aspectos Nutricionais e Prevenção do Câncer de Mama”, publicado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), é recomendada a ingestão de produtos in natura. Frutas, legumes e verduras fornecem vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos que previnem diferentes tipos de câncer. 

Esses nutrientes também podem ser encontrados em suplementos alimentares. Segundo o D’or Mais Saúde, os consumidores conseguem encontrar produtos suplementares em pó, cápsulas, comprimidos e em goma para suprir as necessidades do organismo.

Um dos alimentos citados em pesquisas científicas para a prevenção do câncer de mama foi a cenoura. De acordo com um estudo da Harvard School of Public Health, o alimento reduz em até 17% o risco de desenvolver a doença, pois possui betacaroteno, agente que protege o DNA contra a oxidação, evitando a formação de radicais livres. 

Os temperos naturais também são alternativas. Estudiosos do Comprehensive Cancer Center, da Universidade de Michigan, destacam que especiarias como curry, noz-moscada, canela, pimenta e mostarda podem diminuir o surgimento de células cancerígenas. 

Em um estudo publicado na revista Cancer Prevention Research, da Associação Americana para Pesquisa sobre Câncer, foi comprovado que a romã também pode contribuir para evitar a doença. Os cientistas analisaram a interação dos compostos presentes no fruto com a enzima aromatase, responsável pela produção de estrogênio e o surgimento de células cancerígenas. A conclusão foi que a romã pode ser benéfica na prevenção da doença.

O aumento dos níveis de estrogênio também foi citado no artigo científico das pesquisadoras da Faculdade Integrada Carajás, que destacaram que esse fator tem sido bastante relacionado ao surgimento de tumores nas mamas. O estudo aponta, ainda, que uma alimentação rica em gordura está ligada ao excesso de inflamação, que induz o aumento desse hormônio no corpo. 

Os refrigerantes, que contém a substância 4-MI (4-metil-imidazol) como subproduto do corante caramelo usado em sua composição, são apontados como alimentos que devem ser evitados. De acordo com o documento publicado pela UFSJ, o composto foi classificado como possivelmente cancerígeno pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC), da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) alerta que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e alimentos com alto índice de açúcares, gordura e sódio pode aumentar os riscos de surgimento de câncer de mama. Uma das recomendações é criar o hábito de ler os rótulos dos alimentos antes de comprá-los, pois, assim, será mais fácil de entender a composição do produto e evitar os riscos. 

Via | Assessoria Foto | Freepik

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)