Compartilhe!

As peças trazem como referência a cultura dos quatro povos da região. A exposição acontece até 17 de setembro, com entrada gratuita 

A arte indígena contemporânea retratada por obras que misturam os conhecimentos e práticas tradicionais dos povos do Oiapoque (Amapá) é exibida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), no projeto ‘Amazônia das Artes’, na Galeria de Arte do Sesc Arsenal. A exposição “Waçá-wará” tem entrada totalmente gratuita e fica disponível para visitação de terça a domingo, das 14h às 21h.

“A ideia principal é fortalecer a cultura por meio da arte, ao mesmo tempo em que se transmite conhecimentos sobre a história do país. Uma forma de representar as terras indígenas da região por meio de expressões contemporâneas dos conhecimentos e práticas de cada povo indígena”, destaca a diretora de Produtos e Serviços do Sesc-MT, Ellen Camargo. A exposição, que é de responsabilidade da regional do Amapá, fica disponível para visitação até o dia 17 de setembro.

As obras são produzidas pelo coletivo de artistas e mestres indígenas, que é representado pelos quatro povos do Oiapoque, Waçá-wará, e que são fundamentais para a história da arte indígena do país, como Milton Nunes, Keyla Pailur, Yermollay Capipoune e outros. “Propagar essa produção artística fomenta que os indígenas sejam protagonistas de suas próprias histórias, para que elas possam ser difundidas pelos próprios produtores”, completa Ellen.

Composta por 38 peças, a exposição conta com pinturas em tela, esculturas, desenhos e gravuras. Tem o objetivo de transmitir a figura do(a) artista indígena e as expressões dos conhecimentos, além das práticas tradicionais e a individualidade de cada povo.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros. 

SERVIÇO

Exposição “Waçá-wará”

Onde: Galeria das Artes – Sesc Arsenal

Quando: até 17 de setembro (de terça a domingo, das 14h às 21h)

Valor: Gratuito

Via | Assessoria   Foto | Divulgação

Deixe o seu comentário!
(Visited 1 times, 1 visits today)