
Hospital do Câncer e Instituto Reação estão entre instituições beneficiadas
Em julho, o projeto ‘Sesc Mesa Brasil’ arrecadou 75.219 quilos de alimentos durante o mês de julho e, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), o Sistema Fecomércio-MT realizou a distribuição dos mantimentos para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade em Mato Grosso. O balanço demonstra aumento de 15% nas doações em comparação ao mês anterior.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o acréscimo se deu, em grande parte, pelo ingresso solidário durante a 55ª Expoagro, realizada entre 8 e 16 de julho. “A parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá e a solidariedade da população possibilitaram a arrecadação de mais alimentos pelo Sesc Mesa Brasil, que foram distribuídos entre 123 instituições cadastradas, como o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) e o Instituto Reação”, destaca.
O Instituto Reação promove desenvolvimento humano e integração social por meio do judô e outras ações para 500 crianças. O projeto oferece alimentação gratuita entre as atividades, além de programas de educação, bolsas de estudo, treinamento físico e ingresso no mercado de trabalho. Já o HCanMT, é referência no tratamento oncológico no estado, garantindo a alimentação gratuita aos pacientes, acompanhantes e parte do corpo técnico da instituição.

“A alimentação saudável e balanceada é um dos pilares primordiais para o sucesso no tratamento oncológico. Nós servimos em torno de 1.100 refeições por dia, entre pacientes, acompanhantes e colaboradores. Com a redução de gastos com a compra de alimentos graças à doação, podemos atender outras demandas, como os da farmácia. Nosso agradecimento ao Sesc-MT por se unirem a nós na missão de salvar vidas”, ressalta a supervisora da Nutrição do HCanMT, Thalita Azambuja.
Atuação
O Sesc Mesa Brasil é parte essencial do programa de Assistência do Sesc-MT. Desde 2003, o projeto faz a ponte entre os benfeitores e as instituições sociais mato-grossenses que recebem integralmente as doações de alimentos e itens de higiene.
Qualquer pessoa pode contribuir com o projeto levando suas doações para as unidades Sesc e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT). Atualmente, a principal forma de arrecadação é por meio da coleta implementada pelo Sistema Fecomércio-MT em pontos comerciais parceiros, como centros de distribuição, supermercados, hortifrutis e restaurantes.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.