Especialista explica como o glutamato está presente no alimento

O leite materno é considerado o melhor alimento para recém-nascidos devido a seus inúmeros benefícios imunológicos e nutricionais. Para promover a conscientização da importância da amamentação para os bebês, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), criou a campanha Agosto Dourado.

O leite materno é rico em glutamato, o principal aminoácido responsável pelo estímulo do umami, o quinto gosto básico do paladar humano. Umami é um dos primeiros gostos que sentimos na vida e proporciona benefícios essenciais para o desenvolvimento dos recém-nascidos.

“O glutamato desempenha papeis importantes na fisiologia do corpo. Outro benefício fundamental está relacionado ao desenvolvimento e funcionamento do intestino nos primeiros anos de vida, pois o glutamato é utilizado como fonte de energia para essas células, explica a doutora em Ciência dos Alimentos e consultora do Comitê Umami, Hellen Maluly.

A amamentação materna também possui outros benefícios, como o suporte ao sistema imunológico e a nutrição completa, que ajudam a manter a saúde da criança em dia e repor as vitaminas e aminoácidos necessários para o funcionamento e desenvolvimento adequado do corpo.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br.

Via | Assessoria   Foto | Freepik
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)