A Procuradoria do Consumidor (Procon) de Rondonópolis está participando do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas, o “Renegocia!”. Os consumidores endividados poderão procurar o órgão de defesa do consumidor até o próximo dia 11 e renegociar dívidas. O “Renegocia!”, que é uma ação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, está ocorrendo desde 24 de julho e é uma oportunidade para as pessoas que estão em situação de superendividamento.

A coordenadora do Procon Municipal, Luana Teixeira Soares, explica que para participar do “Renegocia!”, o consumidor pode optar em fazer as negociações das dívidas pelo site consumidor.gov.br do Governo Federal ou ir até a sede do Procon para fazer a renegociação presencialmente.

“É só comparecer ao órgão de defesa do consumidor portando documentação pessoal com RG e CPF e os contratos ou documentação equivalente, que comprovem a dívida”, destaca Luana que acrescenta que podem ser negociadas dívidas bancárias e não bancárias, salvo dívidas provenientes de contratos de crédito com garantia real, de financiamentos imobiliários e de crédito rural.

Podem ser negociadas ainda dívidas com concessionárias de água, gás e energia elétrica, empresas de telefonia, entre outros.

O “Renegocia!” destina-se aos consumidores em situação de endividamento, com necessidade de negociar dívidas existentes como forma de prevenção ao superendividamento. Os consumidores não precisam comprovar valor de renda para adesão e não há determinação quanto aos valores das dívidas, podendo ser negociadas dívidas de qualquer valor.

Para o consumidor que pretende participar do “Renegocia!” negociando as dívidas diretamente pela internet é preciso acessar o consumidor.gov.br usando a conta Gov.br prata ou ouro.

O próximo passo é selecionar o credor para formalizar o pedido (as maiores e principais empresas participam da plataforma). Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida”.

Já no campo “Descrição da Reclamação”, o consumidor deve informar que deseja participar da ação de renegociação de débitos.

O credor apresentará uma resposta que será avaliada pelo consumidor. Ao longo desse período, é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e até complementar a reclamação, se necessário.

Negociação presencial

Para aqueles que preferem fazer a negociação presencialmente, podem se dirigir à sede do Procon localizada na rua Barão do Rio Branco, nº 2630, Jardim Santa Marta. O atendimento ao público no Procon é das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, os consumidores podem entrar em contato pelo (66) 3411-5296.

Via | Assessoria   Foto | Divulgação
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