A campanha de vacinação contra a gripe já acontece desde o dia 10 de abril em todo o país

Você sabe da importância de se vacinar anualmente contra gripe? Essa doença, causada pelo vírus Influenza, apresenta sintomas como febre, coriza, mal-estar, calafrios, dor de garganta, entre outros, e pode gerar graves complicações, como pneumonia.

A campanha de vacinação contra a gripe em 2023 já está acontecendo tanto nas redes públicas quanto privadas do país e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)l.

Veja abaixo 8 coisas que você precisa saber antes de se vacinar contra gripe. Confira!

  1. Quem deve tomar a vacina?

A vacina contra a gripe é recomendada para todas as pessoas com idade a partir dos 6 meses, desde que não apresente contraindicações.

  1. Quando tomar a vacina?

A vacina contra gripe deve ser tomada todo ano, preferencialmente quando se iniciar a campanha de vacinação na sua cidade. Caso não seja possível tomar a vacina na época da campanha, ela pode ocorrer posteriormente. Mas é importante que a imunização esteja sempre em dia.

  1. Como a vacina é administrada?

Essa vacina é intramuscular, sendo aplicada diretamente no músculo.

  1. Possíveis reações adversas

As reações adversas da vacina contra gripe podem variar entre reações muito comuns até reações raras. Veja abaixo:

 

Reações muito comuns

Dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção; dor muscular; mal-estar; cansaço; perda de apetite; irritabilidade; agitação e sonolência.

Reações comuns

Tontura; náusea; vômito; diarreia; dor abdominal; dor nas articulações e suor excessivo.

Reações incomuns

Hematoma e coceira no local da injeção; erupção cutânea semelhante a uma urticária.

Reações raras

Aumento ou surgimento de gânglios próximos ao local de aplicação da vacina (linfadenopatia); reações alérgicas (incluindo reações anafiláticas); paralisia; inflamação do cérebro; síndrome de Guillain-Barré – caracterizada por fraqueza muscular de aparecimento súbito causada pelo ataque do sistema imunológico ao sistema nervoso periférico. Os sintomas iniciais são, geralmente, dor ou alterações de sensibilidade e fraqueza muscular, com início nas mãos e nos pés.

 
  1. Prevenção contra a gripe

A vacina contra a gripe é a única maneira de se prevenir contra essa doença.

  1. Importância de continuar a se proteger

Os anticorpos da vacina vão diminuindo com o passar do tempo, por isso a importância de se vacinar anualmente para se manter sempre protegido.

  1. Diferença da vacina da gripe no privado X público

A vacina contra gripe disponibilizada na rede pública é a trivalente, isso quer dizer que ela protege contra 3 cepas do vírus Influenza. Já na rede privada, a proteção é maior com a vacina quadrivalente, que é eficaz contra 4 tipos de vírus Influenza.

  1. Recomendações para pessoas com condições médicas preexistentes

Quem tem alergia grave à proteína do ovo (casos com histórico de anafilaxia) e aos conservantes presentes nas vacinas, pessoas portadoras de doenças neurológicas em atividade e indivíduos que já tiveram Síndrome de Guillain Barré não devem receber a vacina sem supervisão e autorização médica.

Indivíduos com doenças ou uso de medicamentos que baixem a imunidade podem e devem receber a vacina, mas podem apresentar imunização parcial.

Ter apresentado Covid ou qualquer outra doença aguda nos últimos dias não contraindica a vacina da gripe.

Em caso de dúvida, procure orientação de um médico.

Via | Assessoria   Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)