Invariavelmente cíclica, a natureza das mulheres é feita de fases ditadas pelos hormônios. Com efeito ora delicado, ora intenso, são essas moléculas que determinam o ritmo feminino ao longo do mês.
A cada oscilação, cabelo, unhas, pele, sono, humor e intestino se unem em resposta. Só que, embora o comportamento do sistema digestório seja visto como indicador das alterações hormonais, é no intestino que pode estar a causa de eventuais desequilíbrios. De forma mais específica, a conexão entre o intestino e a saúde feminina está na microbiota intestinal. Criar um ambiente harmônico para os trilhões de micro-organismos – em especial, as bactérias – que habitam o órgão é ponto fundamental para o funcionamento do organismo como um todo, em especial das mulheres. Estrogênio e intestino O recorte científico do estudo sobre as especificidades da microbiota nas mulheres tem nome: estroboloma. O termo se refere à coleção total de genes do intestino que é responsável por metabolizar o estrogênio – hormônio que controla a ovulação durante o período reprodutivo. Alterações nesse metabolismo levam à instabilidade da produção da enzima glicoquinase. O resultado, na prática, é o aumento dos sintomas da endometriose e do risco de câncer. A queda nessa produção também impacta a saúde feminina, conduzindo a quadros de síndrome metabólica, declínio cognitivo, aumento de risco de doença cardiovascular, entre outras. A nutricionista especializada em nutrição funcional e professora do Puravida PRIME, Débora Valadão, é categórica ao explicar a conexão entre a microbiota intestinal e a saúde da mulher: “as doenças que têm relação com os hormônios sexuais passam, necessariamente, pela saúde do intestino”. Garfo e faca a postos Segundo a especialista do Puravida PRIME, a nutrição é aliada para amenizar o desconforto causado tanto pela tensão pré-menstrual e menopausa, quanto pela endometriose. Isso porque um ambiente desequilibrado tem a capacidade de ativar a doença. Débora destaca que a modulação está diretamente ligada ao consumo de fibras prebióticas e fitoquímicos que favorecem o crescimento das boas bactérias. “É preciso que o intestino funcione frequentemente nessa mulher. Se ela fica com esse intestino mais constipado, ela tem uma reabsorção maior de estrogênio e isso é ruim para ela quando ela tem endometriose. Ela precisa do funcionamento adequado e as substâncias, especialmente fibras, vão assegurar isso, mandando embora com as fezes esse estrogênio que está sendo excretado pela bile do fígado”, detalha. Mais saúde Estudos sugerem que a adoção de uma dieta que inclua o consumo indicado de fibras prebióticas, probióticos e fitoquímicos diminui o risco de câncer de mama – que é o mais diagnosticado em mulheres ao redor do mundo. Segundo os cientistas, apostar na alimentação adequada otimiza, inclusive, o tratamento, diminuindo os efeitos colaterais negativos das terapias. Alimentos universais para mulheres Para driblar o desconforto gástrico associado à TPM, menopausa e endometriose, vale lançar mão de alguns artifícios como o gel de chia, gel de linhaça e a água de ameixa e investir, sobretudo, nas frutas. Com destaque para:
  • kiwi;
  • mamão;
  • ameixa;
  • abacate;
  • laranja com bagaço.
Na manga  Manter a alimentação saudável fica mais fácil com a “Regra do Dois”, indicada por Débora. “Duas vezes ao dia, fruta; duas vezes ao dia, vegetal; duas vezes ao dia, uma proteína boa – e alimentos fontes de cálcio, para mitigar efeitos da TPM”, recomenda. Bom lembrar   O intestino está intimamente ligado à saúde feminina.  Dos desconfortos da tensão pré-menstrual à menopausa, a construção de um ambiente equilibrado para as bactérias boas que compõem a microbiota pode ser a solução. Alguns alimentos são curingas na escolha do cardápio feminino para atravessar os períodos hormonais turbulentos. A ênfase é para as frutas que diminuem os desconfortos abdominais. Guarde na memória a “Regra do Dois”, citada pela nutricionista especializada em Nutrição Funcional: frutas, vegetais e proteínas devem ser consumidos duas vezes ao dia. Acrescente também fontes de cálcio para aliviar os sintomas da TPM. Sobre a Puravida: A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais.
Via | Assessoria   Foto | Unsplash
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)