Vacinação ocorreu de 1° de janeiro a 30 junho; e de 1° julho a 31 de dezembro.

Termina nesse sábado (31), o prazo para que pecuaristas comprovem a vacinação de rebanhos contra a brucelose, data que marca o fim da segunda etapa da imunização em Mato Grosso. A comunicação deve ser feita ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado Mato Grosso (Indea).

A doença infectocontagiosa crônica é provocada por bactérias e pode ser transmitida aos humanos. Ela causa a quebra na produção animal e torna o produto da pecuária vulnerável a barreiras sanitárias, o que diminui a competitividade no comércio internacional.

De acordo com o Indea, a vacinação só é reconhecida se for comprovada em duas vias, depois enviadas ao órgão e, por fim, atestada por um médico veterinário cadastrado no instituto, ou que pertença ao serviço de defesa oficial.

Ainda segundo o Indea, os estabelecimentos que comercializam a vacina só podem vendê-la com receita emitida pelos veterinários devidamente credenciados. O pecuarista que não realizar a comunicação da vacinação, pode ter a propriedade bloqueada por 30 dias.

Via | G1   Foto | Reprodução TVCA
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)