Concessionária apresenta balanço da atuação no período

Após 30 dias do início da oferta de serviços aos usuários da BR-163/230, entre Sinop (MT) e o acesso aos portos em Miritituba (PA), a Via Brasil BR-163 apresenta os principais resultados alcançados. No período, foram realizados 6.048 atendimentos a ocorrências diversas, uma média de 200 ocorrências atendidas por dia. Dessas, cerca de 30% foram recolhimentos de objetos na pista, como ressolagens de pneus, serviço fundamental para contribuir com a segurança viária. As panes mecânicas de veículos representaram aproximadamente 13% do total de atendimentos, o que alerta para a necessidade de os motoristas revisarem os veículos antes de pegar a estrada. Além das panes mecânicas, foram 390 ocorrências de pane seca, elétrica, superaquecimento do motor e bateria descarregada, problemas que podem ser evitados com a manutenção preventiva, evitando contratempos na viagem. Com o início da operação, um dos serviços mais importantes para o usuário é o monitoramento da rodovia, 24h, pelas viaturas de inspeção de tráfego. Na Via Brasil BR-163 são 23 veículos circulando ininterruptamente os mais de mil quilômetros sob concessão. Ao todo, foram cerca de 700 horas inspeção, 291 abordagens a usuários na rodovia para auxílios diversos e mais de 280 mil quilômetros percorridos. Os guinchos leves auxiliaram 155 veículos, sendo o principal atendimento relacionado a panes diversas. A remoção feita pela concessionária leva o veículo para um ponto seguro mais próximo, para que o usuário possa procurar assistência técnica em segurança. Já os guinchos pesados, voltados para auxílio a veículos de maior porte, atuaram no guinchamento 136 veículos. Esses guinchos tiveram papel importante também no destombamento 20 veículos de carga. RESGATE DE ANIMAIS As ocorrências com animais também merecem destaque, representando quase 13% do total de atendimentos. Em 15 de dezembro, equipes da concessionária precisaram interromper o tráfego no quilômetro 1.091, em Guarantã do Norte, para a travessia de uma família de capivaras (foto). No mesmo dia, em Terra Nova do Norte, km 985, em parceria com Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros, nossas equipes apoiaram o resgate de uma anta, animal silvestre e maior mamífero terrestre da fauna brasileira. Já em 18 de dezembro, um papagaio no acostamento foi resgatado por uma viatura de inspeção pois não conseguia voar. Tanto a anta como o papagaio foram encaminhados para clínicas veterinárias da região, onde recebe cuidados. Os serviços da concessionária incluem 4 bases operacionais, uma em Cláudia (MT), no Km 897, duas em Novo Progresso (PA), sendo uma próxima à divisa MT/PA e a outra no km 293, e uma no km 604, próximo a Trairão (PA). Para acionar a Via Brasil, o usuário pode entrar em contato diretamente nessas bases, ou pelo telefone 0800-5000-163. No site www.viabrasilbr163.com.br é possível acompanhar o calendário de obras, o que permite ao usuário programar melhor o seu deslocamento pela rodovia. SOBRE A VIA BRASIL BR-163  A Via Brasil BR-163, empresa do grupo Conasa, é a concessionária responsável pela gestão dos 1.009 quilômetros que ligam o Mato Grosso a portos no Pará, atendendo 12 municípios entre Sinop, no Mato Grosso e o porto de Miritituba, no Pará. Trata-se da primeira concessão de uma rodovia federal na Região Norte do país. O trecho é um dos principais corredores para o escoamento da produção de grãos do Centro Oeste e Norte, ligação da produção do agronegócio aos terminais portuários do Arco Norte (Rio Tapajós). O contrato tem duração de 10 anos e tem previsão de mais de R$ 2 bilhões de investimentos, destinados à operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias e manutenção dos serviços aos usuários.
Via | Assessoria Via Brasil     Fotos | Assessoria
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