A saúde bucal pode trazer problemas graves em todo o organismo. Cirurgião-dentista revela como manter uma rotina de cuidados

No dia 25 de outubro celebrou o Dia Nacional da Saúde Bucal, data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância em manter sempre os cuidados com a boca. O cuidado da saúde bucal não garante apenas dentes bonitos mais a prevenção de doenças orais, como a gengivite e a periodontite. Sendo assim, esses hábitos saudáveis contribuem para o bem-estar de todo o organismo.

Aos dentistas é importante receber os pacientes com um sorriso, ouça ele e procure oferecer a melhor solução. Seja eficiente no atendimento, mas é fundamental não confundir agilidade com pressa: o importante aqui é não desperdiçar o tempo do paciente. São dicas para dentista.

“Gengivas inflamadas e problemas periodontais podem provocar a liberação de mediadores inflamatórios na corrente sanguínea, causando uma série de danos. Eles podem se alojar em lesões pré-existentes nas artérias do corpo e acelerar a formação de placas que colocam em risco a saúde cardiovascular”, explica o cirurgião-dentista Hugo Lewgoy.

Entretanto, a doença gengival tem um impacto negativo sobre o controle da glicemia, o que pode causar diabetes, alerta o especialista. Por isso, a importância de manter a saúde bucal em dia. Para ajudar na rotina de cuidados, Lewgoy separou hábitos indispensáveis. Confira:

1. Faça a escovação de forma correta

É impossível cuidar da saúde oral sem a escovação regular, que deve ser realizada ao menos duas vezes por dia. O especialista explica que é importante usar uma escova ultramacia — opções de cerdas duras podem desgastar o esmalte de seus dentes e provocar retração gengival.

“Além disso, a escova também deve possuir uma grande quantidade de cerdas para aumentar a eficácia da escovação e diminuir o acúmulo de placa bacteriana no dente”, alerta o cirurgião-dentista.

2. Use cremes dentais de baixa abrasividade

Contudo, o creme dental é indispensável para potencializar a escovação. Porém, assim como com as escovas, é preciso se atentar às características dos produtos. Muitos dos cremes dentais têm ação abrasiva, o que, em excesso, também pode contribuir para o desgaste do esmalte dos dentes e a retração da gengiva, explica o cirurgião-dentista.

Via | Assessoria   Foto |

(Visited 1 times, 1 visits today)