A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Poxoréu, a 259 km de Cuiabá, confirmou, nessa terça-feira (18), o primeiro caso de varíola dos macacos no município.

A prefeitura informou que o paciente, que é um homem de 28 anos, é acompanhado pelo serviço de saúde desde o dia 8 de outubro, quando procurou atendimento, mas apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 5 de outubro.

Segundo a secretaria de saúde, o homem recebe acompanhamento médico e permanece em isolamento domiciliar.

Prevenção

A Secretaria de Saúde de Poxoréu traz as seguintes orientações à população para evitar o contágio:

Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele Evitar beijar ou abraçar pessoas que foram diagnosticadas com a doença Higienização constante das mãos Não compartilhar objetos pessoais como roupas de cama, toalhas, talheres ou copos Uso de máscaras entre casos confirmados e contactantes

Sintomas

O principal sintoma a ser notado é o aparecimento de lesões semelhantes a espinhas e bolhas, elas podem surgir no rosto, mãos, pés, peito, genitais ou ânus; além de nódulos no pescoço, axila e virilha. A doença ainda pode causar febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e dores musculares.

Segundo a Secretaria de Saúde, o paciente deve procurar uma unidade de saúde, em casos de sintomas, para avaliação médica. Caso haja suspeita, será coletado exame e o paciente será orientado a cumprir o isolamento durante 21 dias.

Via | G1   Foto | Freepik
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)