As fortes chuvas registradas desde o fim de janeiro até agora em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 527 km de Cuiabá, deixaram cerca de 8 mil pessoas isoladas em comunidades rurais do município. Nessa quarta-feira (2), o prefeito Jacob André Bringsken decretou situação de emergência.

No decreto, a prefeitura cita que o solo das principais vias de acesso no município está totalmente encharcado. Muitas pontes, manilhas, pontilhões e bueiros foram destruídos com a força da água, interrompendo parcialmente o tráfego nas estradas que cortam o município.

Estradas estão intransitáveis em Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) — Foto: Facebook/Reprodução

Estradas estão intransitáveis em Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) — Foto: Facebook/Reprodução

As estruturas destruídas, segundo o prefeito, interromperam o acesso às comunidades rurais Liberdade, Formosa, Santa Clara do Monte Cristo, Arrozal, Pé de Galinha, Cambará, Nova Fortuna, Morumbi, Guaporé e Santa Helena, onde vivem aproximadamente 7 mil pessoas.

Outras 1,2 mil pessoas que moram nas comunidades Jatobá, Ritinha, Antonieta e Ricardo Franco ficaram isoladas. Isso porque a ponte sobre o Rio da Cascata dos Namorados foi danificada e a ponte sobre o Rio Jatobá destruída. A rodovia MT-199 também ficou intransitável devido aos atoleiros e erosões, interrompendo totalmente o acesso das comunidades.

Ainda de acordo com a prefeitura, o desastre também interrompeu o escoamento da produção agrícola e pecuária no município. Com isso, o abastecimento de alimentos e combustível e a prestação dos serviços básicos de saúde ficaram comprometidos na cidade.

Nível de rios que cortam o município subiu consideravelmente — Foto: Facebook/Reprodução

Nível de rios que cortam o município subiu consideravelmente — Foto: Facebook/Reprodução

As chuvas intensas no município começaram na última semana de janeiro. Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro choveu cerca de 420 milímetros de água.

O município afirmou que o alto volume de água resultou no aumento atípico do nível das águas de rios e córregos, que transbordaram na zona urbana e rural.

A previsão para o fim do período chuvoso é abril deste ano.

Alimentos e medicamentos são levados de helicóptero para comunidades isoladas — Foto: Divulgação

Alimentos e medicamentos são levados de helicóptero para comunidades isoladas — Foto: Divulgação

Ajuda aos isolados

Nesta semana, a prefeitura recebeu o apoio aéreo da Defesa Civil do estado e Corpo de Bombeiros, para levar alimentos, medicamentos e fazer o translado dos profissionais de saúde até as comunidades isoladas pelas enchentes.

As forças de segurança também estão sobrevoando e fazem uma varredura nas regiões atingidas pelas fortes chuvas.

Nessas regiões atingidas, houve a interrupção do cronograma de vacinação itinerante para Covid-19, além da alteração com atrasos do calendário escolar para 2022.

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)