A prefeitura de Chapada dos Guimarães, determinou o cancelamento de todas as festas de Carnaval, pública e privadas, no município. O novo decreto foi assinado pelo prefeito Osmar Froner e deve ser publicado no Diário Oficial dos Municípios na próxima segunda-feira (24).

Conforme o decreto, os responsáveis pelos locais de realização de eventos estarão sujeitos a multa que varia entre R$ 5 mil e R$ 30 mil. O alvará de funcionamento do local também poderá ser suspenso.

Segundo a prefeitura, as secretarias municipais não deverão emitir nenhum tipo de autorização para realização de eventos e festejos carnavalescos no período entre 1º de fevereiro e 7 de março.

O município informou ainda que também está proibido, durante esse período, som automotivo nas vias públicas e em estabelecimentos privados.

Também ficou estabelecido que está proibido qualquer tipo de som ambiente, banda, cantores, som automotivo, qualquer tipo de música ao vivo ou som mecânico, a partir das 0h do dia 1º de fevereiro.

Reflexo das festas de fim de ano

Chapada dos Guimarães registrou um aumento de 340% no número de casos de Covid-19, após o período das festas de Réveillon na cidade. Na semana que antecedeu o Ano Novo, o município registrava uma média de cinco casos da doença, segundo a prefeitura. Já na primeira semana deste ano esse número subiu para 22.

A festa de Réveillon popular foi organizada pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente.

À época, o prefeito afirmou que que a festa foi organizada antes mesmo do Natal, pois os indicadores eram seguros. Segundo Osmar, naquele período, a vacinação com a primeira dose era de 100% e segunda dose 97%.

De acordo com o prefeito, ao contrário da decisão de realizar a festa de Réveillon, onde os dados davam condições para a realização do evento, os novos indicadores da pandemia, em todo o país, não demonstram segurança epidemiológica.

Apesar disso, a prefeitura ainda prevê um grande fluxo de visitantes e moradores de veraneio na cidade.

Dados epidemiológicos

Cerca de 17 mil pessoas foram vacinadas contra Covid-19 com a 1ª dose e 15 mil com a 2ª dose no município. Outras 3,5 mil pessoas já receberam a dose de reforço.

A prefeitura informou que 2,5 mil pessoas deixaram de tomar a segunda dose das vacinas. No total, ainda há 12 mil pessoas a serem completamente imunizadas com aplicação da segunda dose ou dose de reforço.

O município disse que pretende imunizar 2,4 mil crianças de 5 a 11 anos nos próximos dias.

Os dados do último Boletim Epidemiológico, divulgado em 19 de janeiro, aponta que o município está com 255 casos de Covid-19 ativos.

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)