A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica (SAAS), inicia nesta segunda-feira (01.02) uma nova campanha interna, “Mova-se”.

A iniciativa é voltada para a conscientização e o incentivo a qualidade de vida a partir de hábitos saudáveis entre os servidores públicos, como a prática regular de exercícios físicos, que, além de trazer melhorias para as habilidades físicas motoras, têm impactos crônicos na saúde mental e previne doenças relacionadas ao sedentarismo.

A realização é uma iniciativa da Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho (CSST). A campanha faz parte do programa Ação Vida Saudável desenvolvido pela CSST.

De acordo com a psicóloga e coordenadora da CSST, Kátya Rodrigues, a campanha é um complemento das atividades já desenvolvidas na instituição e tem como objetivo promover o bem-estar biopsicossocial dos servidores, em especial nesse período de pandemia.

“Essa nova ação possui um diferencial, pois tem o objetivo de quebrar a distância e a frieza que algumas pessoas dizem sentir durante a prática de exercícios pela internet. Todo o cronograma da campanha foi pensado para proporcionar mais engajamento, fluidez, interação e dinamismo entre a nossa equipe e os servidores da Secretaria”, afirmou.

Programação

Ao longo deste mês serão desenvolvidas várias ações, além das videoaulas de ginástica laboral e treino funcional, das aulas de meditação, e dos envios recorrentes dos áudios de apoio psicológico, bem como das medidas de orientação e prevenção à Covid-19.

Na programação ainda constam corridas presenciais no Parque das Águas, com a orientação e acompanhamento profissional do educador físico e servidor da Seplag, Valdecarlos Santos. Para participar desta atividade, o servidor deverá se inscrever, pois as corridas serão limitadas a grupos de no máximo 15 pessoas em razão das medidas de prevenção contra o coronavírus. Interessados inscrevam-se AQUI.

Valdecarlos também adiantou que a equipe preparou ações especiais com intuito de incentivar os servidores a abandonar o sedentarismo, classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a doença do século.

Ainda conforme a OMS, cerca de cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas, em todo o mundo, com a prática de atividade física. Doenças como hipertensão, diabetes e obesidade estão ligadas à falta de exercícios físicos.

Via | Assessoria Gov.mt
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)