Iniciada em dezembro do ano passado, as obras de revitalização da Praça dos Carreiros estão adiantadas, contando com mais de 12% dos trabalhos concluídos pela empresa contratada pela Prefeitura de Rondonópolis. Um dos locais mais tradicionais da cidade, o equipamento passa por um completo processo de recuperação e modernização da sua estrutura, sem perder suas características arquitetônicas originais.

De acordo com o fiscal obra, o engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), Fernando Vilela, no momento, 15 operários da empresa contratada, além de caminhões e máquinas pesadas, encontram-se distribuídos na realização dos serviços de construção do seis quiosques e do novo terminal de passageiros do transporte coletivo, que será fechado, climatizado e contará com banheiros.

“As obras estão avançando bem, estando acima do previsto no cronograma para o primeiro mês. Já chegamos a mais de 12% dos trabalhos concluídos”, comentou Fernando. “Até o momento, já estão em andamento a construção dos quiosques e do novo terminal de passageiros do transporte coletivo, além de já está concluído o serviço de demolição e retirada de materiais dos canteiros que foram rebaixados ao nível do piso e da vegetação que era necessária ser suprimida (com autorização ambiental) para a execução do projeto de revitalização e modernização da praça”.

A Secretária Municipal de Infraestrutura, Claudine Logrado, lembrou que a Praça dos Carreiros tem um grande valor para a cidade e para a população. Segundo ela, estão sendo tomadas na execução da obra todas as medidas necessárias para devolver o tradicional espaço completamente reformado, com todo cuidado e beleza que a cidade merece.

“Temos um compromisso de entregar a área totalmente revitalizada, mas com suas características arquitetônicas originais asseguradas. A nossa intenção é devolver para cidade um espaço bem agradável e mais humanizado, com acessibilidade garantida, visando ofertar uma maior comodidade para as milhares de pessoas que passam diariamente pela região”, comentou Claudine.

O prazo de execução da obra de revitalização da Praça dos Carreiros é 12 meses. O trabalho à revitalização praça, que há muitos anos é reivindicada pela população, prevê jardinagem e paisagismo, onde a arborização está garantida.

O monumento aos carreiros e o carro de boi de madeira, que será recuperado, estão mantidos no projeto. Assim como o coreto, que será restaurado, guardando os detalhes da arquitetura original. A novidade é que terá acesso por rampas de acesso para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção.

O projeto prevê a reativação do espelho d’água, a troca do pavimento por piso intertravado, mantendo a parte do desenho original das estrelas no centro do praça feito com pedras portuguesas. E ainda a construção de seis quiosques, playground cercado e estacionamentos com pavimentação em concreto.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)