Saiba mais sobre o que é lixo eletrônico, o quão prejudicial ele é para o meio ambiente e aprenda como descartar da maneira correta

lixo eletrônico é um dos grandes desafios da sociedade atual: graças à obsolescência programa e nossa natureza consumista, há muitos dispositivos eletrônicos no lixo causando grandes danos ao meio ambiente. Aqui, você vai aprender o quão ruim ele é para o planeta, além de descobrir como descartar seus gadgets velhos corretamente.

O que é lixo eletrônico?

O lixo eletrônico ou Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) são todos os dispositivos eletroeletrônicos, de celulares, tablets e computadores a TVs, lavadoras de louça e de roupa, geladeiras e etc., que foram descartados por seus donos.

Há uma preocupação com certos dispositivos descartados de forma irregular (jogados no lixo comum, por exemplo), como celulares, tablets, computadores e outros com baterias, pois estas contêm elementos altamente danosos ao meio ambiente, que não podem ser jogados em qualquer lugar. Além disso, esses aparelhos contém materiais valiosos e metais raros, úteis para fabricar outros eletrônicos com material reciclado.

O lixo eletrônico e o meio ambiente

Com a popularização da telefonia móvel e da computação pessoal, a geração de lixo eletrônico aumentou muito, tanto porque muitas vezes comprar um aparelho novo é mais simples do que consertar, como também pelo estímulo da obsolescência programada, praticada pelos fabricantes para estimular o consumidor a sempre trocar seus aparelhos por novos, geralmente uma vez por ano (ou em intervalo menor).

Alguns elementos contidos no lixo eletrônico, embora sejam biodegradáveis, podem permanecer no solo por séculos, contaminando tudo enquanto isso. Já materiais nobres como ouro, prata, cobre e platina, além de metais raros são difíceis de se conseguir na natureza. É preferível sempre que o usuário descarte os aparelhos corretamente.

Jogar celular no lixo comum é crime ambiental?

E-Waste / lixo eletrônico

Sim.

De acordo com o Artigo 33 da Lei N° 12.305/2010 (Política Nacional dos Resíduos Sólidos, ou PNRS), o fabricante é obrigado a fazer a logística reversa dos eletroeletrônicos que comercializa. Ou seja, é responsabilidade do dono procurar o fabricante, que é obrigado a recolher e descartar de forma ecologicamente correta.

Para atuar em conformidade com a Legislação, as empresas devem implementar sistemas de logística reversa para recolher e reciclar eletrônicos ou descarta-los corretamente. Da mesma forma, a PNRS prevê sanções tanto à companhia que falhar em cumprir a Lei, quanto ao consumidor que fizer o descarte de maneira inapropriada.

Resumindo:

O cidadão que jogar seu celular no lixo de qualquer jeito poderá ser multado.

Como descartar lixo eletrônico corretamente

Você pode:

  • Doar o aparelho para outra pessoa, uma empresa ou uma instituição;
  • Vendê-lo ou troca-lo por um outro bem de consumo;
  • Entrar em contato com o fabricante, para que este faça a logística reversa.

Se o dispositivo estiver com defeito e não puder ser consertado, o usuário pode optar pela logística reversa ou em casos extremos (quando o dispositivo é antigo e não há empresa para contatar ou se o fabricante não estiver em conformidade com a Lei), pode-se recorrer a cooperativas para que o produto seja descartado corretamente.

Como encontrar a cooperativa mais próxima

site do eCycle / motor de busca de cooperativas / lixo eletrônico

Existem sites, como eCycle (ecycle.com.br) que funcionam como motores de busca especializados; através dele é possível especificar que tipo de produto você deseja descartar e onde você mora, para a plataforma devolver resultados de cooperativas próximas de você.

Vale lembrar, entretanto: sempre entre em contato com as cooperativas antes de levar os produtos, para se inteirar dos horários de funcionamento e demais procedimentos, já que nem sempre uma funciona igual a outra ou recebe todos os tipos de sucatas.

Fonte | Tecnoblog

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)