O governador Mauro Mendes (DEM) encaminhou ofício ao presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) solicitando “imediatas providências” do governo federal no combate de focos de incêndio na Floresta Amazônica.

Além do emprego das Forças Armadas para garantia “da lei e da ordem” na região, solicitou a realização de reunião em caráter de urgência para tratar de parcerias para contenção de queimadas e desmatamento ilegal na região.

“E a construção de uma agenda futura de proteção, conservação e desenvolvimento sustentável da nossa Amazônia”, diz trecho do ofício encaminhado ao Palácio do Planalto ainda na sexta (23).

Horas antes do Governo de Mato Grosso solicitar ajuda, Bolsonaro assinou o decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas para ajudar no combate aos incêndios na Floresta Amazônica. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) vale para áreas de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e outras áreas da Amazônia Legal.

Segundo o Ministério da Defesa, cerca 44 mil militares das Forças Armadas estão continuamente na Região Amazônica e poderão ser empregados nas operações. Além de Mato Grosso, o governo confirmou hoje (24) que os estados de Roraima, Acre, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.

Nesta semana, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles esteve em Mato Grosso verificando in loco a situação das queimadas no Estado. Em Sorriso, visitou 1ª Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais da Amazônia e depois sobrevoou a Grande Cuiabá acompanhado pelo governador e pela secretária estadual de Meio Ambiente Mauren Lazzaretti.

Desde o início do ano, o Estado registrou mais de 14 mil focos de incêndio, maior índice dos últimos 7 anos. As propriedades privadas lideram em disparada as áreas em que há mais focos. Elas correspondem a 75,3% dos registros no Estado. Brigadas federais e estadual já atuaram para controlar incêndios nos parques de Chapada dos Guimarães, Ricardo Franco e Águas do Cuiabá.

Fonte | RD News
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)