A operação, chamada de Isópteros, foi deflagrada nos municípios de Cuiabá, Juscimeira, Rondonópolis e Alto Garças. O nome da operação faz referência a colônias de cupins.

A Polícia Civil cumpriu, nesta segunda-feira (6), oito mandados de busca e apreensão domiciliar durante uma operação que apura fraudes na fiscalização, comércio e transporte de produtos florestais em Mato Grosso.

A operação, chamada de Isópteros, foi deflagrada nos municípios de Cuiabá, Juscimeira, Rondonópolis e Alto Garças.

As ordens judiciais foram cumpridas em residências e dois escritórios de advocacia.

O inquérito policial investiga a suspeita de falsificação de laudos, relatórios ambientais, sequestro e cárcere privado, associação criminosa, corrupção passiva, falsidade ideológica, lavagem de capitais, ocultação de bens, valores e direitos.

De acordo com a Polícia Civil, todos os crimes estão relacionados à atividade de fiscalização, comércio e transporte de produtos de florestais, em especial madeiras apreendidas e depositadas no pátio unificado da Secretaria Estadual Meio Ambiente (Sema-MT), no Distrito Industrial, em Cuiabá.

A suposta organização criminosa é investigada há mais de um ano.

Ao longo das investigações, foram apreendidos documentos, celulares e equipamentos eletrônicos. Além da buscas, foi decretado o bloqueio de contas correntes dos integrantes do grupo criminoso.

Operação Isópteros

O nome Isópteros faz referência a colônias de cupins que possuem cerca de 2.800 espécies catalogadas no mundo. São insetos que causam prejuízos econômicos por ser uma praga que corrói madeira e outros materiais de celulose.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)