Um idoso de 67 anos com suspeita de tumor no esôfago está há quatro dias sem se alimentar, sendo mantido apenas com soro e medicação. Ele está internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Jardim Santa Marta, em Rondonópolis.

Ele usava sonda havia um mês, mas o Hospital Regional, única unidade pública que oferece esse tipo de serviço no município, está com o equipamento quebrado.

A família de Anédio Norato de Araújo disse que os funcionários da UPA retiraram a sonda e não têm condições de colocá-la novamente.

Anédio foi encaminhado ao Hospital Regional nessa terça-feira (23) para o procedimento e foi mandado para casa, porque o equipamento está com defeito. Nessa quarta-feira (24), ele voltou para a UPA.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a sonda precisou ser retirada, pois o paciente realizou um movimento que fez com o que a sonda se rompesse. No entanto, a UPA não possui estrutura para a recolocação. A secretaria disse ainda que a colocação da sonda é feita somente pelo HR.

“Em função do problema de saúde do paciente, que possui estreitamento grande para passar a sonda, o que exige que essa seja colocada por meio de videolaringoscopia, foi solicitada pela UPA uma vaga no HR. Caso a sonda que estava quebrada não fosse retirada, o paciente correria mais risco”, diz trecho da nota.

Já em relação ao aparelho quebrado do HR, a secretaria disse que é de responsabilidade do governo.

O G1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.

O filho de Anédio, Niuzo Braz Araújo da Silva, contou que o pai tem dificuldades para se alimentar e estava usando a sonda havia um mês.

“Ele estava fraco, então o levamos para a UPA. Eles retiraram a sonda para colocar soro, mas disseram que não teria como colocar de volta por falta do equipamento usado para esse procedimento”, disse.

Fonte | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)