Na manhã desta quinta-feira (18) foi lançada em Rondonópolis mais uma edição da campanha nacional de vacinação contra a gripe(influenza). Realizado na Unidade de Saúde da Família do Parque das Rosas e Margaridas I e II, o lançamento contou com a participação do Prefeito Zé Carlos do Pátio e da equipe da secretária municipal de Saúde. Até o próximo dia 31 de maio todas as unidades de saúde do município estarão aplicando doses nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Durante a campanha, a meta é imunizar, pelo menos, 90% das mais de 56 mil pessoas que fazem parte do público alvo. São eles: gestantes, puérperas até 45 dias, crianças, trabalhadores da saúde, idosos, indígenas, pessoas com doenças crônicas, professores, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O prefeito Zé Carlos do Pátio destacou a importância da vacinação e o trabalho para levar a saúde e bem-estar à população. “Esta é uma ação muito importante, principalmente para as pessoas que fazem parte dos grupos com fatores de risco maior para a gripe, como idosos, crianças e gestantes, por exemplo. Estamos disponibilizando a vacina em toda a nossa rede de saúde”, comentou, chamando todos os grupos prioritários para que vacinem e passem longe da gripe.

“Temos o público-alvo e conclamamos para que essas pessoas compareçam aos locais de vacinação para ficarem imunizadas contra a gripe e nos ajude a cumprir a meta, isso também é importante para garantirmos uma vida mais saudável e melhorarmos os nossos indicadores”, salientou Pátio.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários à imunização fiquem atentas ao calendário e procurem a vacina nas unidades de saúde do município. Ele lembra que a vacinação vai até o dia 31 de maio e para o próximo dia 4 de maio está previsto um dia inteiro de mobilização para vacinação, chamado de “Dia D”.

O aposentado Otávio Moreira de 74 anos ficou sabendo da vacinação e não perdeu tempo, compareceu na manhã desta quinta-feira para receber a dose e ficar imunizado contra a influenza. “Faço a vacina todos os anos e fiquei sabendo ontem que tinha vacinação e já vim logo, não quero pegar gripe ”, disse ele, ao lado da companheira Maria Alves de Souza, de 80 anos. “A saúde a gente não pode descuidar, é bom prevenir. Por isso, eu vim vacinar também”.

Incluso nos grupos de prioridade, o prefeito Zé Carlos do Pátio também aproveitou para vacinar e disse que vacina “não dói nada”. Segundo ele, o que “dói” é a dívida que o Estado tem com o município na área de saúde, que chega hoje a R$ 19 milhões e faz falta para os cofres municipais.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)