O deputado estadual Thiago Silva (MDB) classificou o aumento autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como abusivo. O aumento é de 11,29% e de acordo com o deputado é três vezes superior a inflação do ano passado. “Não podemos concordar com esse aumento; os nossos cidadãos já sofrem com a inflação relacionada aos gêneros alimentícios e podem sofrer agora com esse aumento”, disse o parlamentar em discurso na Assembleia Legislativa.
A energia elétrica é Mato Grosso tem valores maiores dos que os pagos em estados vizinhos como Goiás, por exemplo.
O deputado ainda destacou que está preocupado também com outra situação relacionada à energia elétrica. Ele lembrou que não concorda com a cobrança da ICMS em cima de taxas que vem junto com a cobrança da energia elétrica. “Não se pode cobrar ICMS sobre as demais taxas, pois o produto em questão é a energia elétrica e não outras taxas e serviços, além da energia”, explicou o parlamentar.
Thiago Silva ainda foi mais longe e não descarta um estudo mais profundo sobre essa situação que pode resultar inclusive em uma ação judicial pedindo para rever esse tipo de cobrança. “Não se pode cobrar imposto sobre imposto”, esclareceu o deputado.
Energia Solar – Por outro lado, o deputado tem apresentado projetos que podem ajudar à população a buscar outras fontes de energia como o caso da energia solar. Tramita na AL, uma  proposta de Thiago Silva que dispõe sobre a política estadual de Incentivo ao aproveitamento da energia solar, e que ainda tem como metas: fomentar a geração de energia fotovoltaica e criar alternativas de emprego e renda.
Fonte | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)