“Ele virou réu por unanimidade, não foi uma questão que levantou qualquer tipo de dúvida”, disse

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) classificou como “temerária” a possibilidade de a Assembleia Legislativa indicar o deputado Guilherme Maluf (PSDB) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Na última semana, o pleno do Tribunal de Justiça acatou, por unanimidade, uma denúncia do Ministério Público e Maluf passou a ser réu acusado de envolvimento num esquema de fraudes em licitações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“Acho uma situação complicada, temerosa. Porque não sei se não teria nenhum impedimento pra ele ser nomeado conselheiro. Ele virou réu por unanimidade, não foi uma questão que levantou qualquer tipo de dúvida. Então, acho temerário”, disse a deputada.

Ele virou réu por unanimidade, não foi uma questão que levantou qualquer tipo de dúvida. Então, acho temerário. Segundo ela, haveria o risco, por exemplo, de o cargo voltar a ser judicializado.

A vaga – que estava sub judice desde 2014 – é de indicação da Assembleia Legislativa e a indicação foi “destravada” em uma decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferido no último dia 31.

“Imagina o constrangimento para a Assembleia Legislativa fazer uma indicação e essa indicação ficar inviabilizada. Então, acho que esse é o receio que todos nós temos. Eu tenho esse receio, pelo menos”, afirmou Janaina.

“Acho que ficaria ruim se a Assembleia escolhesse um candidato que não pudesse ser nomeado e a gente ficasse com a vaga travada por mais um período”, acrescentou.

Apesar das declarações, a deputada disse não ter a dimensão de quanto a decisão do TJ impacta na decisão a ser tomada por seus colegas.

Ela observou que pertence a um bloco partidário que não é o mesmo de Maluf, de modo que a indicação do tucano não está sendo trabalhada por ela.

“Já tínhamos um encaminhamento de outra candidatura diferente a do Maluf. Agora, não sei como fica a questão no grupo que ele tem apoio”, resumiu ela.

Favoritismo

Às vésperas do prazo final para indicação do conselheiro, Janaina afirmou que cresce o apoio em torno do nome do deputado Max Russi (PSB).

“Hoje, o Max só não vai ser indicado se não quiser. Dentro da maioria dos deputados, a maioria entende a necessidade de indicar um nome que de fato represente os anseios da própria Assembleia e também da sociedade”, disse.

“O Max é uma pessoa articulada, tem experiência, foi prefeito, secretário. Nãop digo que ele seria unanimidade – porque tem outras candidaturas de deputados na Casa -, mas acho que é o nome que hoje mais agregaria apoio. Acho que ele é um nome bom pra selar a harmonia em torno da discussão dessa vaga”, concluiu a deputada.

Fonte | Mídia News
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)