São 10 ônibus adaptados com elevador e rampa automática para fazer o transporte de alunos cadeirantes ou com dificuldade de locomoção.

Acessibilidade para alunos com mobilidade reduzida. Essa é principal característica dos novos ônibus doados pela Votorantim Cimentos para atender 380 alunos de cinco escolas estaduais de educação especial de Cuiabá e Várzea Grande. São 10 veículos adaptados com elevador e rampa automática para fazer o transporte de alunos cadeirantes ou com dificuldade de locomoção.

Para a diretora da Escola Estadual Livre Aprender, Fátima Rosana Faria, a ação se trata de mais uma conquista social associada à qualidade de vida dos alunos. Ela explica que a escola, que atende 60 alunos especiais, utilizava para o transporte dois ônibus regular, sem as devidas adaptações, mas agora passam a contar com transporte adequado, oferecendo mais conforto e segurança para todos.

“Não é apenas o cadeirante que tem dificuldade de acesso, temos alunos com deficiências múltiplas, que também precisam de veículos adaptáveis para transportá-los. E esses que estarão à disposição de nossos alunos é um exemplo de inclusão social”.

O diretor da Escola Estadual Célia Rodrigues Duque, Eder Alisson, também comemorou a entrega dos veículos. A unidade escolar, localizada no centro de Várzea Grande, atende 90 alunos. “Os ônibus comuns limitavam o número de alunos em nossa escola, justamente pela falta de adaptação nas viagens de ida e volta da escola. Com esses ônibus adaptados, vamos atender mais alunos”, ressalta.

Localizada no Bairro Grande Terceiro, a EE Raio de Sol também aguardava com muita ansiedade a chegada dos ônibus adaptados. “Vamos melhorar o atendimento a nossos alunos, que viajarão com mais conforto. Além disso, os pais ficarão mais tranquilos, pois os filhos estarão em segurança”, comemora a diretora da unidade, Leila Bacani.

A mesma expectativa vive a diretora Jane Ignotti, da EE Luz do Saber, localizada no Bairro Ponte Nova, em Várzea Grande. Com alunos residindo em bairros afastados, os novos ônibus vão atendê-los com conforto e segurança. “Atendemos 70 alunos e todos dependem do transporte escolar para irem para a escola. A partir de agora, serão atendidos com veículos modernos e muito mais confortável”.

Os ônibus atenderão também alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Almira Amorim Silva, no CPA 3, que recebe estudantes especiais.

Modernidade

Os ônibus da empresa Volare são adaptados com o Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), para alunos não cadeirantes e que tenham dificuldades em embarcar no veículo. Ele é colocado numa poltrona que desce por uma porta especial. Em seguida, a pessoa é presa num cinto e sobe numa espécie de elevador.

“São dois dispositivos por veículo. Não são todos que tem o DPM instalado. Os demais, possuem a plataforma para elevar o cadeirante. Se mais alunos precisarem utilizar o DPM, os que subiram no ônibus são trocados de poltronas”, explica o técnico da Volare, Alizon Lopes. Cinco ônibus possuem DPM e os demais, plataforma para embarque de cadeirante.

Fonte | Governo MT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)