O cenário da falta de fornecimento da alimentação se repete na Penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis

Os atrasos nos pagamentos das empresas que fornecem alimentação aos detentos da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, estão gerando revolta entre os presos da unidade, que ameaçam deflagrar uma rebelião caso o abastecimento de comida seja interrompido.

As informações são de que o fornecimento do café da manhã não foi realizado nesta quarta-feira (28). As empresas alegam que não tem condições de comprar a alimentação necessária devido a falta do repasse, que ultrapassa 4 meses de atraso.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen), João Batista, o risco de rebelião é grande e os atrasos dos fornecedorem é um problema recorrente.

“O estado comumente faz o pagamento atrasado dessas empresas. O atraso chega a mais de 4 meses, mesmo as empresas descumprindo uma clausula contratual – que impede que o abastecimento seja interrompido mesmo com o atraso nos pagamentos – os empresários alegam não terem condições de comprar os alimentos necessários para continuar com o abastecimento regular. Os detentos estão revoltados com isso, e vivemos momentos de tenção na unidade”, afirmou.

João Batista afirmou ainda que os presos pretendem deflagrar a rebelião caso o abastecimento seja 100% interrompido.

“As empresas cortaram uma parte da alimentação diária enviada para a unidade. Mas, nossas equipes estão de prontidão para reagir a qualquer irregularidade ou ação dos detentos dentro da penitenciária”, declarou.

O cenário caótico ainda se repete na Penitenciaria Regional de Rondonópolis Major Eldo Sá Correa – “Mata Grande”, que também tiveram parte de sua alimentação diária interrompida por falta de pagamento.

Conforme informações locais, a empresa afirmou que se o pagamento não for realizado até a manhã desta quarta-feira, os presos receberam a marmita sem carne.

Por meio de nota, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), informou que a Secretaria de Fazenda fará os pagamentos ainda hoje. E ainda alegou que os atrasos são decorrentes da queda na arrecadação do Estado.

Integra da Nota

Informamos que nesta quarta-feira a Secretaria de Fazenda fará repasse para pagamento de contratos de alimentação. Na penitenciária de Rondonópolis foram entregues as refeições de hoje normalmente.

Na Penitenciária Central do Estado não foi entregue apenas o café da manhã. O almoço será fornecido normalmente.

A Secretaria de Justiça tem feito esforço para regularizar o pagamento de fornecedores, quitação esta que depende de fluxo financeiro do tesouro estadual, cuja arrecadação tem sido seguidamente frustrada.

A Administração Penitenciária está atenta a todo movimento da população prisional para resguardar a segurança nas unidades.

Fonte | Gazeta MT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)