Seguindo o calendário de ações da campanha Abril Verde em Rondonópolis, a Prefeitura realizou nesta segunda-feira (23) uma palestra para alertar os profissionais da rede municipal de saúde sobre a importância de fazer a identificação e posterior notificação dos casos de agravamento da saúde provocado por agrotóxicos.

Médicos e enfermeiros estiveram reunidos e conheceram mais sobre os impactos dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde do ser humano, uma das causas de afastamento de profissionais das empresas. Dados do Observatório Digital da Saúde e Segurança do Trabalho registraram que entre os anos de 2012 e 2017 foram expedidos 33.442 auxílios-doença por conta de acidentes no trabalho.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Vanessa Martini, explicou que sempre é mais importante prevenir do que ter que atender. Nesse sentido, a procuradora comentou que a palestra que foi realizada chama atenção dos profissionais da saúde para a importância da notificação dos casos de doença que envolveram contato com agrotóxicos. “Só com a notificação dos casos é que o governo vai enxergar a demanda e trabalhar por políticas públicas que atendam os trabalhadores que necessitarem”, explicou.

O MPT atua também no Fórum de Combate aos Agrotóxicos do Sul de Mato Grosso, recebe denúncias e encaminha os casos para o conhecimento das autoridades, como de pulverização e descarte de embalagens que os responsáveis trabalham de forma que não cumpre o que determina a legislação.

Por conta da campanha Abril Verde, quando todo o mês é voltado para a prevenção e cuidado com a saúde do trabalhador, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar uma ação no próximo dia 26, pela manhã, com atendimentos à população com orientação postural com fisioterapeuta, teste rápido de HIV e Sífilis, orientação sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI); cuidados com a saúde bucal, atendimento com psicólogo, entre outros.

São parceiros da Prefeitura no Abril Verde o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Sest/Senat, Senai, Senac, ACIR, CDL, UFMT e o Samu.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)