A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) descartou a hipótese de evento adverso à vacina da Covid-19 em uma mulher diagnosticada com mielite transversa aguda, doença que causa inflamação no Sistema Nervoso Central (SNC).

Após o neurocirurgião de Sinop. Dr. Luiz Afonso divulgar um vídeo nas redes sociais informando sobre dois casos “oficialmente notificados de reação neurológica grave pós vacinação de Covid” no Município, a SES-MT iniciou a investigação dos casos. Somente um caso teve o resultado concluído, comprovando que o diagnóstico da paciente, de 36 anos, não havia sido causado pela vacina Covid-19.
“De forma simplificada, constatou-se os indicativos para descartar o caso como evento adverso pós-vacinal, restando apenas uma relação temporal entre a imunização e o diagnóstico da doença mielite transversa aguda”, diz trecho do documento.

Conforme informação da Secretária, a mielite transversa aguda pode ocorrer por diversas causas, como exemplo: processos pós-infecciosos, inflamatórios ou doença multifocal do sistema nervoso central. No entanto, entre todas essas, a mais comum é a chamada idiopática.

A Secretaria reforçou ainda que a doença se manifesta sozinha e não a partir de outras doenças. Doenças do sistema imunológico, como espondilite anquilosante, síndrome antifosfolípide, doença de Behçet, doença mista do tecido conjuntivo, artrite reumatoide, sarcoidose, esclerodermia, síndrome de Sjögren e lúpus eritematoso sistêmico também estão associadas à mielite transversa aguda.
“Portanto, a identificação de um fator causal frente a esses casos é extremamente rara na medicina. Muitos dos eventos adversos são meramente associações temporais, não se devendo à aplicação das vacinas”, conclui. De acordo com levantamento, entre os anos de 1979 e 2013, a pasta descreveu como raro os casos de doenças no sistema nervoso que estiveram relacionadas às vacinas. Com a influenza foram 21 casos, vírus do papiloma humano-HPV foram 9 casos, hepatite A ou B 8 casos, raiva 5 casos, sarampo 5 casos, rubéola 5 casos, febre amarela 3 casos, antraz 2 casos, meningococo 2 casos e tétano 2 casos. “Sob a mesma perspectiva, outro estudo, então englobando os anos de 2007 a 2012, encontrou apenas 07 casos de mielite transversa entre 64 milhões de doses de vacina. Essas taxas relativamente baixas são consistentes com a raridade dos eventos”, afirma Em relação à vacina que combate a Covid-19, a Secretaria identificou que existe um caso para cada milhão na população geral, enquanto que os casos relacionados com a doença Covid-19 é de 0,5/milhão em pacientes infectados. Dessa forma, as doenças no Sistema Nervoso Central associada à vacina contra a Covid-19 ainda é relativamente baixa, por isso os benefícios das vacinas superam os raros potenciais riscos de inflamação do SNC. Manifestação Técnica da Vigilância em Saúde – reação adversa à vacina O outro caso citado pelo médico ainda está sob investigação da Saúde.
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)