Não há evidência científica de que o medicamento produza o efeito

Dentre os vídeos de uma famosa rede social, um tipo em especial tem se popularizado: pessoas usando indevidamente a isotretinoína com intuito de afinar o nariz. A substância, no entanto, é prescrita para o tratamento de acne moderada a severa, atuando na redução da atividade e tamanho das glândulas sebáceas. Médicos dermatologistas estão alertando a população sobre o perigo do procedimento.

“O Roacutan ® (isotretinoína), é um medicamento indicado para o tratamento de acne e prescrito, na maioria dos casos, por dermatologistas. Apresenta vários efeitos colaterais e adversos, necessitando e uma lista grande de exames para uso, e por isso, indicado para tratamento de acne grave o suficiente para compensar esses riscos. Usa-lo para “afinar o nariz” implica em correr riscos desnecessários para fins estéticos, ainda mais sem a certeza dos resultados!”, avisa o médico dermatologista e professor do curso de medicina da Universidade de Cuiabá (Unic), Flávio Garcia.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia emitiu alerta declarando que não há qualquer evidência científica de que o medicamento produza o efeito. “O afinamento do nariz nos casos de rinofima e/ou rosácea tratados com isotretinoína, se deve para redução da inflamação e hipertrofia das glândulas sebáceas alteradas nessas doenças. Não existe trabalhos com resultados comprovados de que a isotretinoína fará o mesmo efeito em outros cenários”, esclarece o médico.

“A anatomia do nariz está relacionada à genética da pessoa, então, não podemos relacionar o uso da isotretinoína como um agente que tenha capacidade de transformar a largura do nariz. Ela pode sim diminuir a espessura da pele, mas o medicamento não tem essa finalidade, e seu uso para esse fim não é recomendado e pode até trazer prejuízos à saúde”, alerta Garcia.

Para utilizar o remédio, o paciente precisa assinar um termo de responsabilidade de que irá seguir as orientações médicas, já que pode provocar danos no fígado e em caso de gravidez, há risco do bebê nascer com malformação. A compra do medicamento só pode ser feita mediante prescrição por meio de receituário específico para essa medicação, e com carimbo e assinatura do(a) médico(a).

UNIC

Fundada em 1988, a Unic foi a primeira instituição privada de ensino superior no Mato Grosso e é uma das universidades mais conhecidas e tradicionais da região, tendo formado milhares de alunos nos cursos presencias e a distância. Com unidades em várias cidades do estado e representatividade em diversos campos de atuação, a instituição oferece cursos de extensão, graduação, pós-graduação lato sensu, além de programas de mestrado e doutorado.

De portas abertas para a comunidade, a instituição presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unic oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2010, a Unic passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: https://www.unic.br

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: https://www.kroton.com.br

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta