Confira 5 dicas simples para minimizar os prejuízos na sua empresa durante a pandemia!

Todo empresário deseja manter os lucros o mais alto possível e as perdas ao mínimo. Como proprietário de uma empresa, é sua responsabilidade garantir que você e seus funcionários maximizem sua produção diária de trabalho, garantindo que nenhum imprevisto se torne um problema que culmine em fracasso comercial.

Esse objetivo se tornou uma prioridade ainda maior com os impactos causados pela pandemia.

Para garantir que as operações continuem acontecendo, as empresas precisam mais do que nunca focar seus esforços na redução de possíveis perdas financeiras.

Aqui estão 5 dicas simples que você pode implementar imediatamente em seus negócios para reduzir prejuízos, independente do tamanho de sua empresa. Confira!

1 – Desenvolva (e atualize) seu plano de negócios

Ter um plano de negócios sólido é o primeiro passo para garantir que sua empresa sobreviva enquanto outras fracassam.

Embora você, sem dúvida, tenha construído seu plano de negócios nos primeiros dias de formulação da ideia de sua empresa, não deveria ser aí que ele termina.

Um bom empresário avaliará constantemente seus planos, atualizando a estratégia conforme a necessidade.

Isso é uma verdade ainda mais necessária no atual cenário em que as incertezas cercam as organizações por todos os lados.

Às vezes, um plano de negócios precisa de alterações devido às mudanças tecnológicas ou legislativas e, às vezes, precisa ser atualizado simplesmente porque o plano atual não é mais a ideia pretendida do negócio.

Ao manter seu plano de negócios atualizado, você poderá manter o foco em seus objetivos e reduzir a quantidade de tempo desperdiçado em direções não lucrativas.

2 – Use a tecnologia a seu favor

A era digital transformou o mundo dos negócios para sempre. De telefones celulares a armazenamento em nuvem, as empresas podem economizar grandes somas de dinheiro adotando a tecnologia e incorporando-a em suas rotinas de trabalho diárias.

Se você aproveitar ao máximo a tecnologia moderna disponível, poderá até descobrir que mudanças importantes na estrutura de sua empresa são possíveis.

Observe suas vendas online em comparação às vendas na loja

Se o primeiro for significativamente mais alto, será que há necessidade de pagar aluguel no local ou é mais lucrativo concentrar-se exclusivamente nas vendas online?

Esse tipo de decisão é crucial para garantir as chances de sobrevivência do seu negócio. Lembre-se de que a pandemia limitou drasticamente as oportunidades tradicionais e você precisa se adaptar o mais rápido possível.

O uso da tecnologia pode resultar em enormes reduções de custos e, por certo, essas economias se traduzem em uma melhor margem de lucro.

3 – Saúde e segurança

Nestes dias de incerteza gerados pela pandemia, é cada vez mais importante que você dê o máximo de consideração à saúde e segurança de sua equipe.

Ter uma equipe de funcionários feliz e segura aumentará a produtividade e, é claro, quaisquer acidentes causados no local de trabalho podem ter um sério impacto em sua capacidade de trabalhar com eficiência máxima.

Entre ameaças legais e considerações éticas, manter sua equipe segura deve ser uma de suas principais prioridades.

Para isso, você precisará sempre se manter atualizado com as mudanças na legislação e garantir que possa repassar à sua equipe quais são os procedimentos de saúde e segurança que não podem faltar em seu local de trabalho.

Ouça as preocupações de seus colaboradores e tenha sempre treinamentos atualizados, além de planos de contingência em caso de emergência, e você diminuirá o risco de despesas judiciais caras e um quadro de funcionários insatisfeito.

4 – Terceirize operações não vitais

Pode ter se tornado uma espécie de tendência de negócios, mas há uma razão pela qual tantas empresas estão optando por seguir a rota da terceirização.

Embora haja vantagens e desvantagens, há poucas dúvidas de que, quando utilizada corretamente, pode economizar dinheiro e agilizar seus negócios. Cada empresa pode terceirizar alguns aspectos de suas operações e, dependendo do seu setor e tipo de negócio, você precisará verificar o quanto isso pode lhe oferecer.

Desde a logística até a contratação de uma empresa de gerenciamento de sites, a terceirização permite que você se concentre naquilo que realmente importa para o seu negócio.

Por exemplo, você pode terceirizar o setor de TI da sua empresa, contratando um prestador de serviços profissional.

Com os crimes cibernéticos aumentando a cada ano, cabe a cada proprietário de empresa garantir que eles cuidem dos dados de seus clientes o máximo possível.

Proteger seus clientes contra roubo de dados é uma forma fundamental de construir confiança em sua empresa, o que, por sua vez, inspirará clientes recorrentes e mais vendas.

5 – Aposte na sustentabilidade

Não é nenhuma surpresa que mais e mais empresas estão optando por adotar uma postura mais verde. Frequentemente, isso tem menos a ver com questões éticas e mais com economizar dinheiro.

Seja instalando lâmpadas de baixo consumo ou transformando seu escritório em um ambiente sem papel, os empresários estão aprendendo que há lucros e economias a serem obtidos em quase todos os setores de sua empresa.

Reduzir sua pegada de carbono quando se trata de viagens também pode ser uma economia potencialmente enorme, com reuniões de ngócios agora possíveis por meio de videochamadas cara a cara, em vez de viagens longas.

Muitas vezes, uma das maiores despesas pode girar em torno da papelada, devido aos custos de impressão e ao tempo perdido para garantir que a pessoa certa veja o pedaço de papel certo. Reduza esses problemas usando ferramentas de compartilhamento de documentos online e observe a queda da conta de tinta da impressora.

Outra solução para abraçar a causa da sustentabilidade é inserir fontes de energia alternativas em sua empresa. Isso pode incluir o consumo de energia solar ou contar com serviços de aluguel de gerador.

Dessa forma, o uso de eletricidade se torna mais eficiente e você pode manter suas operações de maneira mais lucrativa.

Comece a planejar as próximas mudanças!

Se você se esforçar para se manter atualizado sobre a gestão do dia a dia de sua empresa e seguir algumas das dicas apresentadas ao longo do conteúdo, você descobrirá que fica mais fácil identificar áreas de desperdício.

Após identificar um elemento de seu negócio que não é econômico, você precisa começar a planejar maneiras de economizar dinheiro para combater os problemas potenciais e garantir a prosperidade da sua empresa.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)