As obras de reconstrução da Escola Municipal Rural Rui Barbosa, localizada na região do Canguçu, distante cerca de 56 km de Rondonópolis, seguindo pela BR-163 sentido Campo Grande, estão praticamente concluídas, restando apenas o plantio de grama do pátio, que será finalizado em breve e entregue a comunidade no início do mês de março.

Inicialmente o projeto dessa escola era de reforma, mas, devido às más condições de conservação estrutural, e por ser um prédio antigo, a prefeitura resolveu demolir tudo e reconstruir, novamente. Para isso a administração municipal investiu R$ 394.151,63 em recursos próprios do município.

Conforme informações da fiscal da obra, engenheira civil Paula Vitória Arantes, da Secretaria Municipal de Educação, “o contrato era de reforma, mas, foi demolida toda a edificação antiga e feita uma nova”.

De acordo com a engenheira toda a parte da infraestrutura e supraestrutura foi feita nova. Além do aterro em todo perímetro da escola, já que o prédio da unidade era abaixo do nível da rua, e quando chovia alagava dentro. Para corrigir essa diferença, foi necessário colocar mais de 160,36m³ de aterro para se chegar no “nível 0” do terreno e nivelá-lo.

Como estrutura, foram construídas duas salas de aula, área de circulação, dois banheiros, sala da direção, cozinha e área de serviço. Além disso foi realizada a pintura dos brinquedos da área de recreação, cercamento e troca da areia do playground. Também foi feito o cercamento de toda a unidade e, instalação de portão de abrir, além de uma estrutura de suporte para caixa d’água na área externa.

As obras contemplaram ainda a construção de todo o piso da unidade em granilite, e pintura das áreas internas e externas de toda a escola. Um novo telhado reforçado com tesouras de aço foi construído, e toda instalação sanitária/pluvial e, todas as louças: vaso sanitário, lavatório etc., e bebedouro trocadas.

Para melhor segurança na cozinha, foi construída ainda a casa de abrigo do gás, que vai proteger os botijões evitando riscos de acidentes e explosões, além da construção de armários e bancada de granito na cozinha. É preciso destacar, que toda parte elétrica e hidráulica da unidade são novas.

Pensando em maior comodidade e segurança aos alunos PCD, a prefeitura construiu rampa de acessibilidade e escada para melhor acesso à unidade e, instalou 4 unidades de bancos de concreto para descanso dos alunos e servidores. É preciso dizer ainda que praticamente todo o mobiliário e equipamentos serão novos!

Depois de entregue em março a comunidade escolar vai dispor de uma estrutura nova, acolhedora e segura. Os alunos e servidores terão um ambiente totalmente novo ao seu dispor, onde poderão usufruir e ter um melhor aproveitamento do processo ensino/aprendizado.

Na verdade, essa obra reflete a preocupação da administração municipal em levar aos confins do município a mesma qualidade de ensino ofertada na sede do município aos alunos da zona urbana. Isso é responsabilidade social e compromisso com a garantia da cidadania e qualidade de vida aos seus munícipes, sejam eles do campo ou da cidade.

“Prédio antigo da E.M.R. Ruia Barbosa”

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)