Uma professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) morreu em decorrência da Covid-19 nesta segunda-feira (8), em Cuiabá. Nair Honda Kawashita, de 69 anos, estava internada em um hospital particular da capital.

Devido à idade, Nair era considerada do grupo de risco.

Em nota, a UFMT e o Instituto de Ciências Exatas e da Terra (Icet) lamentaram a morte da professora. Amigos e familiares da vítima também prestaram homenagens nas redes sociais.

Nair era professora do departamento de química da UFMT e se aposentou em agosto de 2020.

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em nutrição humana pela UFMT e doutorado em bioquímica pela USP, a professora era vinculada à UFMT desde 1988, atuando na área de pesquisa da farmacologia de produtos naturais e controle do metabolismo.

A universidade informou que, na parte científica, Nair foi revisora de diversos periódicos nacionais e internacionais, de projetos submetidos às agências de fomento de Minas Gerais e do CNPq.

A docente também foi nomeada vice-presidente do Comitê de Ética em Pesquisa Animal. Em 2018, devido aos trabalhos prestados ao estado, recebeu o título de cidadã mato-grossense, da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT).

Via | G1

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta