Participantes devem estar atentos aos documentos válidos para identificação. Aplicação será nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro 

O exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) começa nesta terça-feira, 8 de dezembro. Com a proximidade das provas, é importante que os participantes estejam atentos aos documentos válidos para identificação. A aplicação ocorrerá nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro, simultaneamente, no Brasil e nos demais países em que o Celpe-Bras será realizado.

Os participantes devem apresentar, obrigatoriamente, passaporte ou documento de identificação original com foto, válido no país de realização do exame. Caso não possa utilizar a via original por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, o inscrito poderá fazer as provas, desde que apresente registro de ocorrência expedido por órgão policial ou equivalente há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame e submeta-se à identificação especial, voltada à coleta de informações pessoais, com o objetivo de comprovar a identidade. O participante que apresentar a via original do documento danificada, ilegível ou com fisionomia diferente, que não permita a completa identificação, também só poderá prestar as provas ao submeter-se à identificação especial.

Cartão de confirmação – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza o Cartão de Confirmação da Inscrição para o exame. Entre outras informações, o cartão contém número de inscrição, data, hora e local do exame. O documento pode ser acessado na página do Celpe-Bras. O cartão também registra que o participante deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o documento no dia de aplicação. 

Horários e locais – Os horários e locais de aplicação das provas são estabelecidos pelos postos aplicadores, em cada país, de acordo com o edital do Celpe-Bras. Nos dias de realização do exame, o participante deverá comparecer ao local nos horários estabelecidos, com antecedência mínima de 30 minutos do horário previsto para o início das provas. É proibida a entrada do participante que chegar ao local de prova após o horário estabelecido pelo posto aplicador. 

COVID-19 – Os participantes e envolvidos no Celpe-Bras 2020 deverão obedecer às regras de distanciamento, com atenção redobrada antes da abertura dos portões e da identificação, além da utilização de álcool em gel e de máscara, caso a legislação vigente preveja a obrigatoriedade de uso. É importante conferir a lista de postos que cancelaram a aplicação do exame em função da pandemia. Caso esteja inscrito em algum desses locais de prova, o participante deve procurar o posto para maiores informações.

Celpe-Bras – O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. O exame é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, bem como outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa. O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação. No Brasil, o Celpe-Bras geralmente é exigido aos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de graduação e em programas de pós-graduação, como comprovação de proficiência na língua portuguesa. Além disso, o certificado também é aceito em diversas empresas e instituições de ensino do país, inclusive em processos de naturalização.

Editais e retificações

Acesse o Sistema Celpe-Bras 

Postos aplicadores (Brasil)

Postos aplicadores (Exterior) 

Postos cancelados

Saiba mais sobre o Celpe-Bras

Fonte | Assessoria INEP

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)