A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá ações alusivas à campanha “Outubro Rosa”, mês de conscientização para a importância da prevenção do câncer de mama, principal causa de morte por câncer em mulheres no país e no mundo.

Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maiores são as chances de cura. Conforme a coordenadora do Departamento de Ações Programáticas,  Mariá Miranda Rocha, durante todo o mês, as unidades básicas de saúde do município receberão uma decoração alusiva ao “Outubro Rosa”.

“Neste mês representativo para a causa a intenção é sensibilizar e reforçar a importância da mulher estar alerta a qualquer alteração suspeita no corpo, já que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura”, destaca Mariá.

Estão ainda programadas  para serem realizadas palestras de conscientização em empresas do município que solicitarem.  Em função da pandemia do novo coronavírus,  as palestras poderão acontecer no formato virtual, gravadas ou em forma de “live”.

Câncer de mama

Segundo a Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Para a prevenção desta doença, além da adoção de hábitos saudáveis, como controle do peso, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e evitar bebidas alcoólicas; é indicado que toda mulher dos 50 aos 69 anos faça o exame de mamografia a cada dois anos, mesmo sem ter nenhum sintoma.

Outubro Rosa

Atualmente, o “Outubro Rosa” é a maior mobilização social dedicada à prevenção do câncer de mama. Ela teve início na década de 1990, nos Estados Unidos, e aos poucos atingiu proporções mundiais. A principal marca do movimento é a iluminação cor de rosa em prédios e monumentos públicos, simbolizando a união dos povos pela saúde da mulher.

Fonte | Assessoria

Powered by Rock Convert
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *