Em Cuiabá, o hemocentro teve queda de 47% nos primeiros seis meses de 2020
Nos últimos meses, em decorrência do isolamento social e demais ações preventivas para conter a propagação do coronavírus, o ritmo de doações de sangue diminuiu, resultando na queda dos estoques sanguíneos em diversas regiões do País. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, no período de janeiro a junho de 2020, houve uma queda de 47% no número de doadores. O docente do curso de Medicina da Unic Beira Rio, Alberto Bicudo, destaca que no Estado de Mato Grosso, em situação normal, já há uma escassez muito grande de doadores.
Neste momento, onde precisamos de maior quantidade de hemoderivados haja vista o aumento significativo de pacientes graves em nossas UTIs, este problema ganha uma dimensão muito maior. Para atender as demandas apresentadas no Hemocentro da capital, são necessárias 50 bolsas de sangue por dia, e alcançar este número mínimo de doadores requer a ajuda de todos.
O estoque do Hemocentro garante a cobertura hemoterápica do Estado, atendendo as necessidades de pacientes que precisam de transfusões sanguíneas regulares, em caso de doenças hematológicas e oncológicas, pessoas que passam por cirurgias emergenciais e demais necessidades que possam ocorrer. “Muitas pessoas tem evitado os bancos de sangue pelo medo de se contaminar, ou pelas restrições caso tenha tido contato com pacientes que apresentaram sintomas de covid-19. Mas todos devem saber que os hemocentros veem adotando medidas preventivas para evitar a propagação do vírus e para que não haja risco aos doadores. É um ato seguro, sem riscos para quem doa”, esclarece o professor de medicina, Alberto Bicudo.
Além dos cuidados com a higiene, que são de extrema importância no momento da contribuição, o médico e docente Alberto Bicudo, reuniu algumas dicas para uma doação de sangue segura e tranquila: • Tenha um boa noite de sono (pelo menos de 6h na noite anterior a coleta); • Não estar de jejum. O recomendável é consumir alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes; • Hidrate-se com bastante água e sucos naturais; • Não utilize qualquer tipo de substância psicoativa (incluindo álcool e tabaco) nas últimas 12 horas antes da doação.
A coleta costuma ser muito rápida: do momento em que você se acomoda na cadeira para fazer a doação até a finalização, passam-se cerca de 15 minutos. Durante esse tempo, procure se distrair. Vale ouvir música ou assistir a um vídeo no celular, já que é permitido usar esse dispositivo na coleta. Experimente meditar antes ou durante o processo. O jeito mais fácil é respirar profundamente, prestando atenção no caminho do ar entrando e saindo do seu corpo. Tenha em mente o bem que você está praticando! Até três pessoas podem ser beneficiadas ao receberem uma bolsa de sangue.
O professor Alberto ressalta ainda que, segunda o Ministério da Saúde, os candidatos precisam ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam do consentimento dos pais), pesar no mínimo 50 quilos, estar em bom estado de saúde. “É essencial redobrar a atenção em relação ao coronavírus, pois são considerados inaptos pelo período de 30 dias pessoas que tiverem contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados da doença ou que apresentarem sintomas respiratórios e febre”, destaca ele.
O Hemocentro de Cuiabá, adotou algumas medidas para garantir mais segurança aos doadores, evitando assim a propagação do vírus, por isso as doações podem ser feitas por agendamento, em que são atendidas no máximo 10 doadores por hora. O Hemocentro Mato Grosso fica localizado na Rua 13 de junho, 1055 – Centro Sul, Cuiabá – MT. O funcionamento é de segunda a sexta das 7h30 às 17h30.
Sobre a Unic
Fundada em 1988, a Unic foi a primeira instituição privada de ensino superior no Mato Grosso e é uma das universidades mais conhecidas e tradicionais da região, tendo formado milhares de alunos nos cursos presencias e a distância. Com unidades em várias cidades do estado e representatividade em diversos campos de atuação, a instituição oferece cursos de extensão, graduação, pós-graduação lato sensu, além de programas de mestrado e doutorado. De portas abertas para a comunidade, a instituição presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unic oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2010, a Unic passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: www.unic.br.
Sobre a Kroton
A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.
Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)