Especialista em Recursos Humanos do curso de Psicologia da Unic compartilha sugestões para tornar mais produtiva a rotina de trabalho em casa

Com a pandemia do Coronavírus, muitas empresas adotaram o trabalho remoto como medida preventiva para proteger os colaboradores. Com o aumento do número de pessoas trabalhando em casa, cresceu também o interesse da população pelo assunto: no dia 19 de março, segundo o Google Trends, serviço que monitora buscas na internet, o termo home office atingiu o pico de popularidade em buscas realizadas no mundo todo. Para manter a produtividade, entretanto, profissionais menos acostumados com esta rotina precisam estar atentos e seguir algumas dicas importantes.

Para apoiar quem está trabalhando em casa durante a crise, algumas companhias de tecnologia liberaram o uso gratuito de ferramentas que podem ajudar equipes e profissionais de qualquer empresa a gerenciar o trabalho, como, por exemplo: Hangouts Meet, Zoom Meetings, Webex e Microsoft Teams, para videoconferências; e Trello, e WeTransfer, para a organização das tarefas.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Unic Rondonópolis, Danielle Rodrigues de Paiva, também especialista na área de Recursos Humanos, a produtividade no trabalho em casa depende, entre outros pontos, do comprometimento do profissional. “Se as ferramentas de informação e comunicação forem utilizadas de forma correta e o profissional estiver focado nas atividades que precisa desempenhar, a qualidade do trabalho a distância pode se manter a mesma do presencial”, afirma.

Confira abaixo algumas dicas da especialista para tornar a rotina produtiva:

  • Planejamento: organizar a agenda e planejar as tarefas por ordem de prioridade;
  • Disciplina: estipular horários e padrão de comportamentos, como, por exemplo, evitar trabalhar de pijamas;
  • Comunicação: dar preferência às reuniões online, ligações telefônicas, utilização de aplicativos de envio de mensagens ou outras formas que aproximem as pessoas e equipes;
  • Ambiente adequado: ter um espaço específico para o trabalho, com iluminação adequada e circulação de ar; utilizar uma cadeira confortável e notebook em altura correta para não prejudicar a coluna; manter a mesa organizada e limpa;
  • Traçar metas pessoais: estipule um tempo para cada atividade e mantenha o foco, retirando do ambiente de trabalho tudo o que puder causar distrações.

Qualquer processo de mudança exige adaptação e traz desafios inesperados. “A dica final é paciência. Encontre uma rotina que funcione, tanto para você, quanto para a sua empresa. Lembrando que o mais importante é desenvolver a disciplina”, completa Danielle.

Sobre a Unic

Fundada em 1988, a Unic foi a primeira instituição privada de ensino superior no Mato Grosso e é uma das universidades mais conhecidas e tradicionais da região, tendo formado milhares de alunos nos cursos presencias e a distância. Com unidades em várias cidades do estado e representatividade em diversos campos de atuação, a instituição oferece cursos de extensão, graduação, pós-graduação lato sensu, além de programas de mestrado e doutorado. De portas abertas para a comunidade, a instituição presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unic oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2010, a Unic passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: www.unic.br. 

Sobre a Kroton

A Kroton é uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, proporcionando ensino de qualidade durante todos os momentos da vida dos alunos, desde o ensino básico até a educação continuada. Com atuação inovadora, a Kroton é líder no desenvolvimento e aplicação de soluções educacionais. Em seus mais de 50 anos de tradição já contribuiu para a transformar a vida de milhões de pessoas, e trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)