Auditoria da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro apontou 45 irregularidades encontradas na Secretaria Estadual de Saúde. O prejuízo aos cofres públicos, segundo o documento, pode chegar a R$ 1,016 bilhão.

O relatório, elaborado entre 17 de fevereiro e 7 de agosto do ano passado, foi feito a pedido do então secretário de Saúde na época, Edmar Santos, e tinha como objetivo investigar a gestão das chamadas Organizações Sociais (OSs).

No levantamento, auditores constataram que, de 2012 a 2019, a passagem da gestão para as OSSs resultou numa diminuição dos serviços à população.

Entre os muitos problemas estão a fiscalização falha, inexistência de um sistema informatizado que possa auxiliar na prestação de contas e no controle de gastos. Além disso, a CGE detectou que a “presença” de servidores que não cumprem a carga de 40 horas semanais.

“Por todo exposto, são necessárias ações propositivas da Administração, em observância às Recomendações emitidas, no sentido de estruturar formalmente os fluxos e as rotinas a serem adotadas, que possibilitem a produção de informações tempestivas a serem utilizadas pela gestão oportunamente, evitando o acúmulo de irregularidades e o recorrente dano ao erário, que no âmbito do presente trabalho pode alcançar a marca de R$ 1,016 bilhões”, diz parte do relatório.

Fonte | Yahoo

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)