O prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) anunciou em live nesta quarta-feira (03) as novas regras que deverão ser seguidas, que foram determinadas junto ao Comitê de Combate à Crise do Coronavírus.

O novo decreto será publicado amanhã (4) do Diário Oficial e valerá até dia 15 de junho.

De acordo com o prefeito, fica determinado o fechamento do comércio às 22 horas de segunda a sexta-feira e o fechamento total aos sábados e domingos, exceto serviços essenciais como farmácias e supermercados que funcionarão com serviço de delivery.

A proposta com novas restrições foi aprovada pelos membros do Comitê e visam a redução no número de casos da doença, bem como a quantidade de pessoas internadas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A iniciativa busca evitar que o município tenha que decretar o fechamento total das atividades e promover a proibição da circulação das pessoas por motivos não essenciais.

De acordo com representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que integram o Comitê, aos sábados ocorre um aumento significativo de pessoas de outras cidades da região que vem para Rondonópolis, aumentando o fluxo e aglomerações de pessoas.

E conforme relatado pelo prefeito, há uma preocupação muito grande em relação ao crescimento do vírus em nossa cidade e, dentro do comércio local. Para essa medida, levou-se em consideração ainda o crescimento de casos de Covid-19 entre a população mais jovem, com 99 casos confirmados entre pessoas de 19 a 35 anos, até esta terça-feira (2), e o aumento das mortes, com nove casos já confirmados, sendo a maioria deles entre as pessoas do grupo de risco.

“A população precisa nos ajudar, os casos estão crescendo muito, já temos 50% dos leitos públicos ocupados e 70% do privado. Se continuar nesse ritmo vamos chegar no lockdown, porque não temos UTIs para atender a todos”, afirmou.

Citou a insatisfação pela falta de cuidados dos municípios vizinhos, exemplificando Primavera do Leste que liberou todo o comércio, esquecendo que são amparados na saúde por Rondonópolis.

“Sabemos o quanto a manutenção da atividade econômica é importante, mas temos que pensar na vida das pessoas. Por isso, optamos em aumentar as restrições e apelamos para que todos se conscientizem sobre a importância do isolamento”, afirma.

Zé Carlos afirmou que houve casos positivos de coronavírus dentro de 32 empresas e que, se os casos confirmados dentro de um comércio for superior a 10% dos funcionários, poderá ser fechada.

Portanto, empresas que tiverem casos confirmados, obrigatoriamente terão que testar todos os funcionários no prazo de 24 horas.

Mencionou os casos de funcionários infectados no Sanear e que ele mesmo determinou o fechamento em razão dos números confirmados de coronavírus.

Com relação a alta ocupação de leitos de UTI, a secretária municipal de Saúde, Izalba de Albuquerque, também ressalta que a população de Rondonópolis precisa compreender que os leitos de UTIs disponíveis na cidade são ocupados por moradores de Rondonópolis e também provenientes de outros 18 municípios na região, perfazendo uma população de quase 600 mil habitantes.

O prefeito disse que não está descartado um lockdown, caso o volume de ocupação do leitos de UTIs atinja a taxa de ocupação de 70%. No entanto aguarda o apoio do governo do Estado nas UTIs.

Fonte | Redação com Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)