Diferente do que grande parte da mídia vem anunciando referente a existência de um primeiro caso confirmado de Coronavírus em Cuiabá, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) enviou uma nota esclarecendo.

“A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT)por meio do Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública (COE-MT), esclarece questões ligadas ao resultado positivo para SARS-CoV-2, veiculado na mídia nesta segunda-feira (16).

A SES informa que, para realizarem a análise para COVID-19, os laboratórios privados precisam atender à metodologia de RT-PCR, preconizada pelo Ministério da Saúde e comprovada a validade por unidade de referência. Além disso, qualquer caso suspeito e/ou confirmado para COVID-19 deve ser notificado no sistema de informação do Ministério de Saúde.   Diante disso, o órgão estadual informa que o Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (LACEN-MT) e a Vigilância em Saúde do Município e do Estado não receberam nenhuma amostra para a realização de contraprova e que a notificação do caso não consta em nenhum sistema oficial do estado.

Portanto, para a autoridade sanitária do Estado, o resultado positivo para COVID-19 somente será considerado após a realização de contraprova ou a apresentação de documento que valide o referido laboratório a realizar as análises.   A SES ainda enfatiza que todas as medidas para o esclarecimento do caso estão sendo tomadas.”

Fonte | SES-MT  Foto | Internet

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)