O “Global Entry” não isenta a exigência de visto, mas agiliza a liberação no controle do passaporte no momento da chegada aos EUA

Os governos do Brasil e dos Estados Unidos entraram em acordo para realizar um teste sobre o programa de “Global Entry”, que não dispensa a exigência do visto, mas facilita o processo de entrada no país de cidadãos previamente cadastrados, informou o Ministério da Casa Civil nesta segunda-feira (25).

Ainda segundo a Casa Civil, o teste será feito com um grupo de até 20 pessoas participantes do Fórum de Altos Executivos, realizado nesta segunda em Washington.

“Brasil e Estados Unidos deram o primeiro passo para a participação brasileira no programa ‘Global Entry’ de viajantes confiáveis mantido pela agência de Proteção das Fronteiras e Aduanas do Departamento de Segurança Interior dos EUA, cujo objetivo é permitir ingresso imigratório facilitado e automatizado de cidadãos previamente credenciados”, disse o governo brasileiro.

O “Global Entry” não isenta a exigência de visto, mas agiliza a liberação no controle do passaporte no momento da chegada aos EUA.

“Os interessados podem fazer o trâmite de ingresso nos EUA em aeroportos selecionados de maneira desburocratizada por meio de quiosques automáticos, sem contato com agente de imigração, evitando a necessidade de passar por fila de controle migratório”, diz a Casa Civil.

A participação do Brasil no programa é reivindicação antiga dos setores privados brasileiro e norte-americano. Este é o “primeiro passo concreto” para estabelecer a parceria, segundo o ministério.

“Quando estiver em plena execução, o ‘Global Entry’ facilitará os trâmites nos EUA para brasileiros inscritos nesse programa. A medida é considerada importante para a maior fluidez nas viagens de negócios. Além do Brasil, outros 11 países participam do Global Entry”, segundo nota da Casa Civil.

Fonte | R7

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)