Bombas foram interditadas e estabelecimentos autuados pelo Procon. Volume registrado nas bombas eram menores do que o mostrado no visor.

Fiscais flagram diversas irregularidades em dois postos de combustíveis de Cuiabá, durante operação que começou na segunda-feira (23). O proprietário de um dos estabelecimentos foi levado para a Delegacia do Consumidor (Decon) para prestar esclarecimentos.

Em um posto localizado no Bairro Araés, a equipe da Agência Nacional do Petróleo (ANP) fez a aferição das bombas e constatou irregularidades que causam prejuízo ao consumidor. Na vazão de dois bicos, o visor da bomba apontava a medida padrão de 20 litros, porém, eram depositados valores inferiores no recipiente.

Em duas conferências foram identificados de 100 a 120 mililitros a menos do que deveria conter. O limite de erro máximo tolerado em prejuízo ao consumidor é de 60 mililitros a cada 20 litros, equivalentes a 0,3%, conforme portaria do Inmetro.

Bombas que apresentaram irregularidades foram interditadas — Foto: Polícia Civil - MT

Bombas que apresentaram irregularidades foram interditadas — Foto: Polícia Civil – MT

O mesmo estabelecimento foi autuado pelo Procon Estadual e o proprietário foi levado para a Decon, para prestar esclarecimentos.

No segundo posto, localizado na Avenida Miguel Sutil, foram encontradas irregularidades na vazão da bomba, o volume de combustível apontado no visor era diferente do que estava sendo registrado na bomba. O gerente do estabelecimento também foi conduzido a Decon.

A operação realizada pela Polícia Civil, ANP, Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem/Inmetro), Procon Estadual e Procon Municipal, segue até o dia 29.

Inquéritos serão abertos para apurar a conduta dos estabelecimentos já visitados, onde foram encontradas irregularidades.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)