Resultados preliminares da Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema) apontam uma diminuição de oxigênio na água para a causa da morte dos peixes no rio Teles Pires. Em nota enviada, a pasta informou que continua a investigar o caso para obter informações mais apuradas. Ainda não há previsão para quando o laudo fica pronto.

Na segunda-feira (9), um pescador indignado filmou o mar de peixes no Teles Pires, em Itaúba (a 572km de Cuiabá), e acusou a Sinop Energia, que é responsável por uma usina hidrelétrica no rio, de causar a mortalidade dos animais aquáticos. “Olha o tamanho desta Matrinchã morta, dá uma olhada, enorme. É peixe e mais peixe descendo morto”, lamenta.

A empresa Sinop Energia pontuou, por sua vez, que “não vai medir esforços financeiros e pessoais para atendimento às exigências ambientais, buscando sempre minimizar ou compensar os possíveis impactos ambientais previstos nesse tipo de empreendimento”.

Segundo a Sema, a empresa já foi notificada “a tomar medidas mitigadoras”. Ela abriu o vertedouro para aumentar a vazão da água. “Já no final da tarde de terça-feira (10), foram verificadas melhoras na disponibilidade de oxigênio da na água”, informa em nota.

“A Sema seguirá monitorando a situação para garantir respostas rápidas em casos de intercorrências. A Secretaria reforça que uma equipe multidisciplinar acompanha o caso e que todas as decisões são tomadas com base em critérios técnicos e científicos. Dessa forma, se coloca à disposição da sociedade e reitera sua missão com a conservação ambiental do Estado para a sustentabilidade”, acrescenta.

Outro lado

A empresa Sinop Energia deu, por meio de nota, o seguinte posicionamento:

Em atualização ao fato ocorridono dia 09 de setembro, com o perecimento de peixes abaixo do barramentoda Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, a Sinop Energia informa que o evento foi pontual e já está normalizada a condição ambiental no rio Teles Pires.

O eventofoi imediatamente comunicado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA/MT), envolvendo as equipes de Cuiabá e de Sinop, que no momento acompanham todas as atividades desenvolvidas no canteiro de obras da Usina. As informações sobre o monitoramento da qualidade da água também foram disponibilizadas ao órgão para análise.

A Sinop Energia esclareceainda que eventuais ocorrências estão previstas no licenciamento ambiental de Empreendimentos Hidrelétricos do porte da UHE Sinop.

A Sinop Energia reforça que não mede esforços financeiros e pessoais para encontrar soluções rápidas para minimizar oucompensar acontecimentos desta natureza.

Fonte | RD News
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)