Começa hoje (6) a Semana do Brasil, uma espécie de Black Friday estendida, promovida pelo governo, que reúne promoções em quase 5 mil lojas físicas e online

Começa hoje (6) a Semana do Brasil, uma espécie de Black Friday estendida, promovida pelo governo, que tenta unir “patriotismo e consumo” para reaquecer a economia. A temporada de descontos segue até dia 15 de setembro, com promoções em quase 5 mil lojas físicas e online, de diversos setores.

O governo pediu aos varejistas que apresentem “ofertas reais”, para que os consumidores não se frustrem com os descontos. O governo e as empresas querem evitar que a ação caia na mesma armadilha da Black Friday, que chegou a ser batizada de “Black Fraude” nos primeiros anos, por propagandear ofertas que, na prática, não existiam.

Os descontos podem chegar a 80%, apesar da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico ter afirmado que não acredita que haverá um grande volume de descontos agressivos porque a data ainda será um teste para o varejo.

Você pode conferir as principais promoções. No site oficial da campanha, você consegue filtrar a lista de lojas participantes por estado.

A seguir, cinco dicas para encontrar descontos de verdade e aproveitar as promoções sem cair em ciladas.

1) Organize o orçamento

A Semana do Brasil pode ser uma boa hora para consumir, desde que você saiba, de fato, quanto pode gastar. Se estiver endividado, não gaste!!! Resista!!!

“Não adianta nada comprar muito barato se você não tem dinheiro. Olhe para a vida financeira e para o resto da vida, para saber o que precisa mesmo”, aconselha Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Olhe também um pouco para frente. Quais próximas despesas você terá e em que datas comemorativas precisará consumir? Dia das Crianças? Natal? “Aproveite para comprar o que você já sabe que vai precisar e tem condições de pagar”, ensina Marcela.

2) Faça uma lista de compras

Dito isso, faça uma lista de compras e pesquise preços na internet que sirvam de base para saber se a promoção vale a pena. “Se você precisa muito de algo e pode comprar, qualquer desconto é válido, mesmo que pequeno”, diz a economista.

Antes de comprar um produto por impulso, se pergunte desde quando você deseja aquele item. Se não tiver certeza de que deseja e precisa daquele produto, amadureça sua vontade e não compre no calor do momento.

Parcelar está permitido, desde que seja o menor número de parcelas possível e que você tenha certeza que a prestação cabe no orçamento.

3) Use sites para comparar preços e checar o histórico

Sites ajudam você a comparar o preço de um mesmo produto em diferentes lojas e a visualizar em gráfico o histórico de preço nos últimos meses, para checar se o desconto é realAlguns deles são o Zoom, o Já Cotei e o Buscapé.

Algumas ferramentas também permitem criar alertas de preço. Assim, você recebe um e-mail ou uma mensagem no celular quando determinado produto estiver à venda pelo valor desejado.

4) Aproveite cupons de desconto e cashback

Há, também, os sites de cupons de desconto e cashback, que oferecem códigos promocionais ou dinheiro de volta em compras extras, para usar em lojas que participam da Semana do Brasil. Alguns deles são o Méliuz, o Cuponation e o Cuponomia.

5) Conheça seus direitos

Em datas que concentram ofertas, como a Semana do Brasil, é comum que erros aconteçam por conta da alta demanda de pedidos, especialmente online. Saiba que a loja não pode cancelar o pedido ou após a finalização da compra, nem cobrar um preço mais alto do que o anunciado ou entregar o produto fora do prazo combinado — três problemas comuns.

Para reivindicar seu direito, o consumidor deve, primeiro entrar em contato com o SAC da empresa. Se a empresa não resolver no prazo combinado, é aconselhável procurar a ouvidoria. Se não der certo novamente, é hora de denunciar a loja em órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e o site Consumidor.gov.br.

Saiba também que consumidores que adquirem produtos à distância, pela internet ou pelo telefone, têm direito de se arrepender da compra em até sete dias a partir da data de aquisição ou entrega do produto. Nesse período, é possível cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta.

Agora que você já leu todas as nossas dicas, compre com consciência e apenas aquilo que você precisa. Cuidado com o impulso!

Fonte | Valor Investe

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)