Segundo o levantamento, houve redução de 16% nos casos. No primeiro semestre de 2018, foram registrados 25 casos de feminicídio.

De janeiro a junho deste ano, Mato Grosso registrou 44 casos de homicídios dolosos contra vítimas femininas, segundo um balanço divulgado nesta quinta-feira (25) pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT). Desse total, 21 foram considerados feminicídios.

É feminicídio o homicídio contra a mulher por razões da condição de sexo feminino, isto é, quando envolve violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

Segundo o governo, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve redução de 16% nos casos de feminicídio. No primeiro semestre de 2018, foram registrados 25 casos de feminicídio.

As mortes de mulheres foram registradas em 23 municípios de Mato Grosso. Sorriso, a 420 km de Cuiabá teve o maior número, com três casos.

Em seguida, aparecem Arenápolis, Cáceres, Cuiabá, Juara, Lucas do Rio Verde, Nobres, Peixoto de Azevedo, Poconé, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal e Várzea Grande, todos com dois registros cada.

Perfil

As faixas etárias com mais registro de homicídios femininos são dos 18 aos 24 anos e de 36 a 45 anos, sendo nove mortes em cada faixa.

A maioria da vítimas, segundo o levantamento, foram mortas com uso de arma de fogo. O meio empregado representa 39% das ocorrências. Já o uso de armas cortantes representa 30% dos casos.

As motivações mais citadas são as passionais (32%), drogas (20%) e ainda em apuração (34%).

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)