Na última semana, a investigação sobre o assassinato do marido da deputada federal Flordelis (PSD), o pastor evengélico Anderson do Carmo de Souza, morto no último domingo 16, sofreu diversas reviravoltas. Primeiro, houve a prisão dos dois filhos da deputada, Flávio dos Santos Rodrigues e Lucas dos Santos, sobre quem recaíam as suspeitas sobre os crimes. Ambos confessaram o envolvimento no assassinato. Na última quinta-feira 20, a prisão temporária deles foi decretada. A motivação do crime, no entanto, ainda é desconhecida.

Quem é Flordelis? 

A quinta deputada mais votada do Rio de Janeiro, Flordelis se notabilizou primeiro como missionária evangélica. Nascida no Jacarezinho, favela da Zona Norte do Rio, a parlamentar foi criada sozinha pela mãe após perder o pai em um acidente de carro. Ao trabalhar como balconista, Flordelis disse ter começado a sentir que precisava fazer algo em prol da comunidade. Passou, então, a realizar trabalhos de evangelização em bailes funk e forrós. Batizado de  Evangelismo da Madrugada ,  o trabalho ganhou vulto e foi levado para outras comunidades, como Manguinhos e Turano. Por meio da iniciativa, Flordelis conheceu Anderson do Carmo, com quem se casaria pouco tempo depois.

Por que ela é conhecida como “mãe de 50 filhos”?

Flordelis conta que, numa madrugada, foi acordada com um barulho na porta de sua casa, no beco da Guarani, na favela do Jacarezinho. “Quando eu e meu esposo abrimos a porta, tomamos um susto: havia 37 crianças e adolescentes desesperadas, fugindo de uma chacina na Central do Brasil, no Centro do Rio de Janeiro. Foi assim que começou minha historia de adoção. De lá pra cá, me tornei mãe de 55 filhos, 51 deles adotivos”, conta em um texto publicado no Facebook.

Durante a décadade, de 1990, as adoções de Flordelis passaram a ser contestadas pela Justiça, pela falta de condições consideradas adequadas para a criação e educação das crianças e do cumprimento das normas burocráticas de adoção.

Quem foi Anderson do Carmo? 

Assassinado no último domingo (16), o pastor Anderson do Carmo era conhecido pelos trabalhos desenvolvidos ao lado da deputada Flordelis. Juntos, o casal adotou 51 filhos, além de terem tido outros quatro biológicos. Anderson teve papel importante no crescimento dos trabalhos religiosos da deputada. Em 2007, o pastor sugeriu a criação do Instituto Flordelis para oferecer cursos profissionalizantes  e, segundo a parlamentar, ocupar o tempo das crianças. Também foi por ideia de Anderson que eles deram os primeiros passos na música gospel, passando a realizar shows e palestras. Especula-se que Flordelis e Anderson analisavam qual dos dois deveria concorrer à prefeitura de São Gonçalo, em 2020.

Flordelis e o marido Anderson do Carmo Foto: Reprodução
Flordelis e o marido Anderson do Carmo Foto: Reprodução

Quais são os detalhes do crime?

O Pastor Anderson do Carmo foi assassinado com mais de 30 tiros quando chegava em casa, na madrugada deste domingo (16). Segundo testemunhas, Anderson voltava de um jantar com a deputada e entrou na garagem para pegar um objetivo que havia esquecido no carro. Após escutar disparos, familiares desceram e encontraram Anderson baleado perto do veículo. O pastor foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Quais foram os primeiros passos da investigação?  

Embora Flordelis tenha afirmado que Anderson morreu ao defender a família de um assalto, a hipótese de latrocínio — roubo seguido de morte — foi afastada.  A possibilidade de execução passou então a ser a principal linha de trabalho dos investigadores. Logo na segunda-feira (17), o governador do Rio, Wilson Witzel, disse ter se reunido com o secretário de Polícia Civil do estado e revelou que as principais suspeitas recaiam sobre um dos 51 filhos adotivos do casal. Flordelis, no entanto, reafirmou que o marido foi morto ao defender a família de um assalto.

Na foto, filho de Flordelis é conduzido para a DH durante enterro do padrasto Foto: Fabiano Rocha / Agência O GLOBO
Na foto, filho de Flordelis é conduzido para a DH durante enterro do padrasto Foto: Fabiano Rocha / Agência O GLOBO

Alguém já foi preso?

Sim. Durante o sepultamento de Anderson, Flávio dos Santos Rodrigues,  filho biológico de Flordelis, foi preso por violência doméstica. No mesmo dia,  Lucas dos Santos, filho adotivo da deputada, também foi detido. De acordo com a polícia, o jovem, de 18 anos, entrou em contradição durante o depoimento sobre a morte do pastor. Já na manhã da terça-feira (18), ele confessou ter assassinado o pai adotivo e que um dos mandantes do crime foi Flávio dos Santos. Na ocasião, o jovem afirmou que o crime foi motivado por uma relação extraconjugal de Anderson

Quais são as novas descobertas? 

Na quinta-feira (20), foi a vez de Flávio dos Santos confessar o crime. Em depoimento, ele disse ter dado seis tiros no padastro. Depois da confissão, a Justiça pediu a prisão temporária dos irmãos. No mesmo dia, a TV Globo revelou que um dos filhos de Flordelis desconfia que a mãe e três irmãs estejam envolvidas no crime. O jovem disse ainda que Flordelis e as filhas colocavam remédios nas refeições do pastor, o que estaria por trás de seus problemas de saúde. Nesta sexta-feira (21), a delegada Barbara Lomba disse que ainda não estão claros os motivos do crime.

Fonte | Época

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)